Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre diplomacia científica e da inovação reuniu pesquisadores de 30 países para a difusão de tema emergente na academia e nas relações internacionais (foto: divulgação)

Diretrizes para diplomacia da inovação são elaboradas em evento na USP
11 de setembro de 2019

Diretrizes para diplomacia da inovação são elaboradas em evento na USP

11 de setembro de 2019

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Pesquisadores de 30 países estão elaborando uma proposta com uma série de sugestões estratégicas para facilitar o acesso de produtos tecnológicos a mercados estrangeiros, a internacionalização de startups, a atração de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a mobilização de pesquisadores que atuam fora de seu país de origem.

O intuito do documento, intitulado “São Paulo Framework of Innovation Diplomacy", é pavimentar futuros estudos acadêmicos, estratégias de negócios e políticas relacionadas à diplomacia da inovação, que, embora tenha atividades práticas consolidadas, ainda é um termo recente no campo teórico e acadêmico.

O documento começou a ser elaborado durante a São Paulo School of Advanced Science on Science Diplomacy and Innovation Diplomacy , realizada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), entre 21 e 30 de agosto.

O evento, organizado pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP), sob a coordenação acadêmica de Amâncio Jorge de Oliveira , teve apoio da FAPESP, na modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), e reuniu 80 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para debater um tema que congrega a academia, empresas e o interesse dos países.

“O documento está passando por um processo de revisão e será aberto para consulta entre os participantes até ser divulgado oficialmente, a partir de outubro, no site da Escola”, disse Pedro Ivo Ferraz da Silva, um dos coordenadores do evento realizado na USP. Silva é diplomata de carreira e chefe do setor de Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Nova Délhi, na Índia.

O tema já tem sido tratado no Itamaraty. “As embaixadas têm promovido missões de startups com o intuito de facilitar o acesso de empresas tecnológicas no exterior, processo conhecido como internacionalização. Há ainda a atividade que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos [Apex-Brasil] faz para a atração de investimentos voltados especificamente à pesquisa e desenvolvimento”, disse Silva.

Diplomacia científica

A Escola abordou ainda a diplomacia científica, tema já estabelecido na academia e que vem ganhando relevância. Tanto que as diretrizes para a diplomacia da inovação seguem os passos de outro documento, sobre a diplomacia científica, criado em 2010 pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), dos Estados Unidos, e pela Royal Society, do Reino Unido.

“A diplomacia científica está limitada à questão da pesquisa, sem pensar em impacto mercadológico, patentes, mediação técnica, comércio ou marketing internacional comum. Isso tudo é incorporado pela diplomacia da inovação de uma maneira sistemática. Portanto, colocar a diplomacia da inovação como um objeto central nesta Escola permite dar um salto em termos de impacto”, disse Oliveira.

Tradicionalmente, a diplomacia científica pode ser dividida em três aspectos. A primeira e mais comum delas, chamada de Science in diplomacy, ocorre quando a ciência serve de base para negociações diplomáticas. Entre os principais exemplos estão o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês) ou a Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, da sigla em inglês).

Um segundo aspecto diz respeito à criação de acordos de colaboração científica e pode ter a finalidade de resolver problemas comuns e construir parcerias internacionais construtivas. É a chamada Diplomacy for science.

“Há ainda um terceiro aspecto, e talvez mais original e difícil de ser atingido, que é a Science for diplomacy , quando a cooperação científica entre países ajuda na relação internacional e no diálogo político”, disse Pierre Bruno Ruffin, da Universidade de La Havre, França, durante apresentação na ESPCA.

Independentemente de qual interesse ou objetivo, para que esses três aspectos ocorram é preciso construir conexões entre ciência e diplomacia. “A comunidade científica não necessariamente conhece política externa, nem os diplomatas sabem como a ciência pode ser afetada ou beneficiada pelas relações internacionais e a situação geopolítica internacional”, disse Marga Gual Soler, conselheira em diplomacia científica para o EU Research & Innovation Commissioner.

Para Soler, essa falta de conexão e treinamento nas duas comunidades cria uma série de problemas no mundo atual. “Hoje temos desafios globais, como as mudanças climáticas. E temos tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, blockchain, machine learning. Nesse cenário, novos atores vêm para a diplomacia, as empresas privadas, o que está mudando o cenário por completo”, disse Soler.