São duas vagas em projeto no Instituto de Física da Unicamp com pesquisa e desenvolvimento relacionados ao experimento Dune (imagem: Dune)

Pós-doutorado em Física Experimental de Neutrinos com bolsas da FAPESP
11 de julho de 2019

São duas vagas em projeto no Instituto de Física da Unicamp com pesquisa e desenvolvimento relacionados ao experimento Dune

Pós-doutorado em Física Experimental de Neutrinos com bolsas da FAPESP

São duas vagas em projeto no Instituto de Física da Unicamp com pesquisa e desenvolvimento relacionados ao experimento Dune

11 de julho de 2019

São duas vagas em projeto no Instituto de Física da Unicamp com pesquisa e desenvolvimento relacionados ao experimento Dune (imagem: Dune)

 

Agência FAPESP – Duas vagas de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP são oferecidas pelo Projeto Temático “Desafios para o século 21 em Física e Astrofísica de neutrinos”, que é conduzido no Grupo Neutrino de Física e Astrofísica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições devem ser feitas até 14 de julho de 2019.

O grupo realiza experimentos com neutrinos de linha de base longos e curtos, incluindo LArIAT, SBND, ProtoDune e Dune, com responsabilidades variando de pesquisa e desenvolvimento de hardware a análises de dados.

A primeira vaga tem supervisão do professor Ettore Segreto. O bolsista participará de atividades de pesquisa e desenvolvimento para o dispositivo Arapuca, uma tecnologia de detecção de luz de cintilação líquida a argônio que foi projetada e desenvolvida na Unicamp. A tecnologia é candidata a integrar o sistema de detecção de luz do experimento Dune que será instalado nos Estados Unidos em 2021.

Para a segunda vaga, o candidato selecionado trabalhará sob supervisão do professor Ernesto Kemp, desenvolvendo técnicas de Monte Carlo, reconstrução de eventos e calibração de detectores para a tecnologia LArTPC, usando os dados do detector ProtoDUNE e a estrutura de computação para conduzir suas pesquisas.

É requisito mínimo para as vagas ter doutorado em Física de Partículas ou área afim. São necessárias também experiências com física experimental de partículas; com técnicas de reconstrução (traços de partículas, reconstrução de energia e identificação de partículas); com simulação de Monte Carlo; e com as linguagens de programação C++ e Python e o programa Root.

Os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae e pelo menos três cartas de referência pelo site da Academic Jobs Online.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2900.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.