Bolsista estudará os efeitos da atividade magnética de estrelas no Departamento de Astronomia da USP (foto: ESO)

Pós-doutorado em Atividade Estelar com bolsa da FAPESP
28 de junho de 2019

Bolsista estudará os efeitos da atividade magnética de estrelas no Departamento de Astronomia da USP

Pós-doutorado em Atividade Estelar com bolsa da FAPESP

Bolsista estudará os efeitos da atividade magnética de estrelas no Departamento de Astronomia da USP

28 de junho de 2019

Bolsista estudará os efeitos da atividade magnética de estrelas no Departamento de Astronomia da USP (foto: ESO)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Espectroscopia de alta precisão: das primeiras estrelas aos planetas” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP na área de Atividade Estelar. A inscrição deve ser feita até 1º de julho de 2019.

A vaga é para o grupo do professor Jorge Meléndez, coordenador do projeto, no Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto usa espectroscopia de alta precisão para estudar questões sobre exoplanetas, evolução estelar e galáxias. As estrelas serão caracterizadas por meio da técnica de análise diferencial linha a linha. O projeto também investiga a composição química de estrelas relacionada com a composição de atmosferas exoplanetárias.

O pós-doutorando estudará os efeitos da atividade magnética estelar, usando diversos indicadores de atividade, como as linhas H e K. O candidato aprovado poderá utilizar diferentes instrumentos como Harps/ESO, Espresso/ESO e Hires/Keck, e também obter dados usando o espectrógrafo Steles no telescópio Soar de 4 metros.

Os candidatos devem ter experiência em atividade estelar e concluído doutorado entre setembro de 2013 e agosto de 2019.

Os candidatos devem enviar carta de apresentação, currículo com lista de publicações, resumo da pesquisa anterior e atual (até três páginas), plano de pesquisa (até três páginas) e duas cartas de recomendação para o e-mail do professor Jorge Meléndez (jorge.melendez@iag.usp.br).

Mais informações sobre a vaga estão em: www.fapesp.br/oportunidades/2903.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.