Papos de Física no Pint of Science
17 de maio de 2019

Materiais, partículas e universo serão os temas centrais de cada noite do evento em São Paulo, sob coordenação do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental

Papos de Física no Pint of Science

Materiais, partículas e universo serão os temas centrais de cada noite do evento em São Paulo, sob coordenação do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental

17 de maio de 2019

 

Agência FAPESP – O Papos de Física, evento organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), estará no festival Pint of Science Brasil 2019 entre os dias 20 e 22 de maio, em São Paulo.

No primeiro dia, com o tema “Noite dos materiais”, o professor Alexandre Reily Rocha (ICTP-SAIFR-Universidade Estadual Paulista – Unesp) apresentará a palestra “Enxergando átomos: Como a mecânica quântica nos ajuda a desvendar os materiais”. O professor Fabio Furlan Ferreira (Universidade Federal do ABC) apresentará a palestra “Visão além do alcance: usando raios X para caracterizar materiais”.

No dia 21, com o tema “Noite das Partículas”, os professores Thiago Tomei (Instituto de Física Teórica da Unesp) e Alexandre Suaide (Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP) levarão ao público, respectivamente, as palestras “Large Hadron Collider: História e Perspectivas” e “O universo microscópico”.

“Noite do Universo” será o tema central do dia 22, que contará com as palestras “Do que é feito o Universo?”, apresentada pelo professor Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR-Unesp), e “Explorando outros mundos: exoplanetas”, com a professora Adriana Valio (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Papos de Física é um evento mensal, cujo objetivo é apresentar as principais descobertas da Física de forma descontraída e acessível para o público não especialista. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

A conversa ocorrerá das 19h30 às 21h, no Tubaína Bar, rua Haddock Lobo, 74, Cerqueira César, São Paulo.

Sediado no IFT-Unesp, em São Paulo, o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/papos.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.