Vaga oferecida no Instituto de Tecnologia de Alimentos é para estudar o potencial de migração e de toxicidade de contaminantes (foto: Robert-Owen-Wahl / Pixabay)

Bolsa Jovem Pesquisador em contaminação de alimentos por embalagens
01 de maio de 2019

Vaga oferecida no Instituto de Tecnologia de Alimentos é para estudar o potencial de migração e de toxicidade de contaminantes

Bolsa Jovem Pesquisador em contaminação de alimentos por embalagens

Vaga oferecida no Instituto de Tecnologia de Alimentos é para estudar o potencial de migração e de toxicidade de contaminantes

01 de maio de 2019

Vaga oferecida no Instituto de Tecnologia de Alimentos é para estudar o potencial de migração e de toxicidade de contaminantes (foto: Robert-Owen-Wahl / Pixabay)

 

Agência FAPESP – O “Plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL (PDIp)” oferece uma Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 13 de maio de 2019.

O projeto é realizado no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas, sob a coordenação da professora Eloísa Elena Corrêa Garcia .

O pós-doutorado vai estudar o potencial de migração e de toxicidade de contaminantes não intencionalmente adicionados (NIAS) em materiais de embalagens plásticas destinados ao contato com alimentos. O objetivo do projeto é ampliar a participação do instituto na área de segurança e saudabilidade de alimentos.

O estudo exigirá o uso de técnicas analíticas de alta sensibilidade, como cromatografia gasosa com detector de massa/massa (CG-MS/MS) para compostos voláteis e semivoláteis e cromatografia líquida de alta resolução com sistema de tempo de voo/espectrometria de massas (LC/Q-TOF/MS) para compostos não voláteis.

O candidato aprovado deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar no desenvolvimento de projetos na instituição-sede, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.

Recomenda-se que o JP tenha experiência prévia em composição e química de materiais plásticos, formulações, condições de processamento e processos de degradação. É ainda desejável conhecimentos em toxicologia e sobre a relação de estruturas químicas com potencial carcinogênico.

É pré-requisito o candidato ter doutorado em Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins.

Os documentos listados a seguir devem ser enviados (em um único PDF) para a comissão avaliadora por meio dos e-mails mpadula@ital.sp.gov.br e eaip.ital@ital.sp.gov.br, com o título “Jovem Pesquisador – Contaminação Química vs Segurança de Alimentos: migração de substâncias não intencionalmente adicionadas (NIAS) da embalagem para alimentos”. Os documentos são os seguintes: súmula curricular no modelo da FAPESP, disponível em http://www.fapesp.br/5266, carta de motivação e proposta de pesquisa relevante para o tema proposto (máximo de 300 palavras).

No processo de seleção, o currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos requisitos descritos, e a proposta de pesquisa serão elementos-chave para a escolha. O candidato receberá um e-mail informando se foi pré-selecionado até o dia 20 de maio de 2019.

O selecionado receberá bolsa no valor de R$ 8.377,50 mensais, isenta de imposto de renda, com duração de 24 meses.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2798.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.