American Monsoons: progress and future plans
05 de abril de 2019

Escola avançada e workshop reunirá pesquisadores e estudantes para apresentar e discutir o progresso na pesquisa em monções americanas e seu papel no sistema global de ventos sazonais

American Monsoons: progress and future plans

Escola avançada e workshop reunirá pesquisadores e estudantes para apresentar e discutir o progresso na pesquisa em monções americanas e seu papel no sistema global de ventos sazonais

05 de abril de 2019

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá a escola avançada e workshop “American Monsoons: progress and future plans” entre os dias 19 e 24 de agosto de 2019, em São Paulo.

O evento reunirá cientistas e estudantes para apresentar e discutir o progresso na pesquisa em monções americanas e seu papel no sistema global de ventos sazonais, além do planejamento de atividades futuras.

“Contexto global, características principais, ciclo de vida das monções americanas”, “Variabilidade em escalas de tempo diurnas, mesoescala e tempo sinóptico; variabilidade subsazonal a sazonal”, “Variabilidade em escalas interanuais e em décadas ou interdécadas”; “Modulação de eventos extremos por variabilidade climática”; e “Variabilidade a longo prazo e mudanças climáticas” são alguns dos tópicos que serão tratados.

A escola avançada terá a participação de pesquisadores e professores brasileiros e de outros países, como Marcelo Barreiro (Universidad de la Republica, Uruguai), Leila M.V. Carvalho (University of California at Santa Barbara, Estados Unidos), Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Pedro Leite da Silva Dias (IAG-USP) e Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Não há taxas de inscrição e haverá apoio financeiro a estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores latino-americanos. O prazo para solicitação de auxílio termina no dia 14 de abril. Os interessados poderão enviar resumo pela inscrição on-line, que pode ser feita pelo site do ICTP-SAIFR.

O evento será realizado no prédio do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo. O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP, sediado no IFT-Unesp.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/american-monsoons-progress-and-future-plans/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.