MasterClass realizado pelo São Paulo Research and Analysis Center chamou a atenção para a diferença de escolha profissional entre gêneros principalmente na área da física, que tem maior presença masculina (imagem: divulgação)

Centro da Unesp recebe estudantes no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
19 de fevereiro de 2019

19 de fevereiro de 2019

Agência FAPESP – O São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) recebeu cerca de 100 alunas de escolas públicas e privadas do ensino médio para uma edição especial do evento de divulgação científica MasterClass, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro de 2019)

As alunas visitaram o espaço do SPRACE entre os dias 8 e 11 de fevereiro para aprender mais sobre a área de Física de Altas Energias e entrar em contato com pesquisadoras brasileiras com experiência internacional por meio de videoconferências e mesas-redondas.

Situado no Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, o SPRACE é um centro de pesquisa que atua nas áreas de ciência básica, computação de alto desempenho e inovação digital. Criado em 2003 com apoio da FAPESP, o SPRACE viabiliza a participação de pesquisadores em Física de Altas Energias do Estado de São Paulo no experimento Compact Muon Solenoid (CMS) do Large Hadron Collider (LHC), acelerador de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern).

No primeiro dia do evento, as estudantes foram apresentadas a temas da Física pouco contemplados pelo Ensino Médio, como o Modelo Padrão, que descreve as partículas fundamentais da natureza que conhecemos hoje e suas interações. Os conceitos foram apresentados tanto em palestras como em demonstrações e jogos educativos.

No segundo dia, as alunas analisaram dados reais produzidos pelo LHC. Em seguida, discutiram os resultados em videoconferências com institutos de diversos países. No evento deste ano, participaram com o SPRACE centros de pesquisa da Itália e da Espanha.

O SPRACE organiza o MasterClass Feminino desde 2017, após uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) declarar o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Entre os objetivos do evento está chamar a atenção para a acentuada diferença de escolha profissional entre gêneros na área de Física, por exemplo, que tem uma maior presença masculina entre os pesquisadores.