Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas
08 de fevereiro de 2019

Seminário no Instituto de Estudos Avançados da USP aborda causas do desastre e incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis

Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas

Seminário no Instituto de Estudos Avançados da USP aborda causas do desastre e incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis

08 de fevereiro de 2019

 

Agência FAPESP – O Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) realizará o seminário Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas, no dia 14 de fevereiro de 2019, em São Paulo.

Segundo os organizadores, o seminário refletirá sobre as causas do desastre de Brumadinho (MG) e a “incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis”.

Além do coordenador do Grupo de Pesquisa, Pedro Jacobi, participarão do encontro Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Bruno Milanez, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Luis Enrique Sánchez, professor da Escola Politécnica da USP, Ricardo Tichauer, consultor do Ministério de Minas e Energia, Evangelina Vormittag, diretora técnica do Instituto Saúde e Sustentabilidade, e Leandro Luiz Giatti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Os pesquisadores abordarão assuntos como a complexidade de fatores que corroboram e culminam em eventos dessa magnitude, a sucessão e reincidência de falhas, a controvérsia nos fatos, as disparidades entre forças e interesses e a perspectiva de múltiplas formas de exclusão social e vulnerabilidade.

O seminário terá exposições de cada um dos pesquisadores e debates com o público presente. A proposta é criar um diálogo interdisciplinar que perpasse os principais temas relacionados ao desastre de Brumadinho.

O evento é público e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia para participar. Haverá também uma transmissão ao vivo pelo site do IEA. O seminário será realizado a partir das 14 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA, na rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://bit.ly/2GaSPCJ.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.