39ª Escola de Verão em Química
18 de janeiro de 2019

Edição do evento promovido pela UFSCar terá como tema “Química e Qualidade de Vida”. Haverá quatro minicursos e apresentação de trabalhos

39ª Escola de Verão em Química

Edição do evento promovido pela UFSCar terá como tema “Química e Qualidade de Vida”. Haverá quatro minicursos e apresentação de trabalhos

18 de janeiro de 2019

 

Agência FAPESP – O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará a 39ª Escola de Verão em Química Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira, de 18 a 22 de fevereiro de 2019, em São Carlos, com o tema “Química e Qualidade de Vida”.

Na atual edição, estão programados quatro minicursos, com a participação de pesquisadores brasileiros, da França e de Portugal. Haverá também a possibilidade de apresentação de trabalhos relacionados à temática principal, em apresentações orais e em pôster.

O primeiro minicurso será ministrado por Antoine Simonneau, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (França), com o tema “Podem moléculas pequenas desempenhar um papel na melhoria da qualidade de vida? Respostas oferecidas pela Química molecular atual”.

Célia dos Anjos Alves, da Universidade de Aveiro (Portugal), falará dos principais poluentes em ambientes internos (como habitações, escolas e escritórios), os métodos de análise desses poluentes e seus efeitos na saúde, no minicurso “Qualidade do ar interior”.

No minicurso “Descoberta de fármacos: 'jogo' de fontes e estratégias”, Maria Emília da Silva Pereira de Sousa, da Universidade do Porto (Portugal), abordará o processo de descoberta, planejamento e desenvolvimento de novos fármacos.

O último minicurso, intitulado “Biomateriais poliméricos e Medicina regenerativa”, será ministrado por Eliana Aparecida de Rezende Duek, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com abordagem de conceitos relacionados aos biomateriais utilizados nas mais variadas aplicações no organismo humano e apresentação das principais abordagens de manufatura aditiva de materiais, dentre outros tópicos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Escola de Verão. A taxa de inscrição é de R$ 50 para estudantes de graduação e R$ 100 para a pós-graduação, mas há isenção para estudantes sem bolsa vinculados ao Programa Unificado de Iniciação Científica da UFSCar e, também, para bolsistas do Programa de Assistência Estudantil da universidade.

O evento ocorrerá na UFSCar, na rod. Washington Luís, km 235, São Carlos, SP.

Mais informações: www.evqufscar.com.br/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.