Bolsista deverá produzir material didático para melhoria do ensino de físico-química e fazer exposições interativas. Inscrições até 5 de dezembro (foto: IQSC)

Pós-doutorado em Educação em Ciências com bolsa da FAPESP
03 de dezembro de 2018

Bolsista deverá produzir material didático para melhoria do ensino de físico-química e fazer exposições interativas. Inscrições até 5 de dezembro

Pós-doutorado em Educação em Ciências com bolsa da FAPESP

Bolsista deverá produzir material didático para melhoria do ensino de físico-química e fazer exposições interativas. Inscrições até 5 de dezembro

03 de dezembro de 2018

Bolsista deverá produzir material didático para melhoria do ensino de físico-química e fazer exposições interativas. Inscrições até 5 de dezembro (foto: IQSC)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) tem uma oportunidade de pós-doutorado em Educação em Ciências com bolsa da FAPESP vinculada ao projeto Temático Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica. O prazo de inscrição vai até o dia 5 de dezembro.

O projeto Temático visa a produção de novos materiais com atividade eletrocatalítica e a sua aplicação em sensores eletroquímicos de análise e em processos avançados de tratamento de efluentes. O pesquisador principal é Marcos Lanza.

Além da divulgação dos conhecimentos científicos produzidos para os pares por meio de artigos científicos, a disseminação dos resultados obtidos ocorrerá também por meio da divulgação científica. A expectativa é que, por meio da produção de material didático para melhoria do ensino de físico-química na Educação Básica e da realização de exposições interativas abertas a estudantes e à população em geral, seja despertado o interesse por ciência, especialmente entre jovens em idade escolar.

Os interessados deverão atuar no desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tema do Temático sobre divulgação científica e o ensino de Química na Educação Básica (idade entre 10 e 18 anos). Os candidatos devem ser graduados em Química ou áreas correlatas e possuir experiência em estatística aplicada à Educação, comprovada por meio de publicação em revistas científicas internacionais de impacto.

As inscrições devem ser feitas por meio de e-mail dirigido ao professor Lanza (marcoslanza@usp.br) com os seguintes documentos em anexo: 1) curriculum vitae contendo a formação acadêmica e publicações (máximo de 4 páginas). A experiência em estatística aplicada à Educação deve ser comprovada por meio de publicação em revistas científicas internacionais de impacto; 2) carta do candidato justificando o interesse na vaga (máximo de 200 palavras); e 3) plano de trabalho com quatro propostas de pesquisa relacionadas aos temas de divulgação científica e Educação Química, cotendo objetivo, referencial teórico, instrumentos de coleta de dados e periódico internacional de interesse para submissão (máximo de 5 páginas).

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/2485/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um auxílio-instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em http://www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em http://www.fapesp.br/oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.