Oportunidade na Unicamp envolve pesquisa com avaliação de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação (imagem: Geralt / Pixabay)

Pós-doutorado em Sistema de Inovação com bolsa da FAPESP
13 de novembro de 2018

Oportunidade na Unicamp envolve pesquisa com avaliação de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação

Pós-doutorado em Sistema de Inovação com bolsa da FAPESP

Oportunidade na Unicamp envolve pesquisa com avaliação de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação

13 de novembro de 2018

Oportunidade na Unicamp envolve pesquisa com avaliação de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação (imagem: Geralt / Pixabay)

 

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa conduzido no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com duas vagas para pós-doutorado, com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 19 de novembro de 2018.

As oportunidades estão vinculadas ao projeto “Sistemas de inovação, estratégias e políticas”, coordenado por Nicholas Vonortas. O projeto é apoiado pela FAPESP por meio da modalidade São Paulo Excellence Chair (SPEC).

As oportunidades são para duas linhas de pesquisa: 1) Avaliação de Políticas e Programas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); e 2) Alianças Estratégicas e Políticas de Inovação. Na primeira, o pesquisador de pós-doutorado realizará pesquisas sobre o desenvolvimento e aplicação de conceitos e métodos de avaliação de impacto de programas e políticas relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para a segunda linha de pesquisa, o bolsista realizará estudos sobre a formação, desempenho de parcerias e de redes de conhecimento entre as empresas e/ou universidades e institutos públicos de pesquisa em setores intensivos em conhecimento e estratégicos para o Brasil, tais como: energia, tecnologias de informação e comunicação, transporte e serviços intensivos em conhecimento. O trabalho inclui uma análise teórica e simulação em metodologia de rede social, aplicação em dados de alianças reais e justificativas políticas.

Os candidatos devem ter doutorado em economia industrial, gestão de negócios, sociologia, ou outra disciplina relevante para a área. Histórico de pesquisa relacionado com os aspectos socioeconômicos do avanço tecnológico e da inovação e com políticas de CT&I é altamente desejável. 

As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto e devem incluir carta de apresentação, curriculum vitae atualizado, declaração de interesses de pesquisa, nomes de três referências e uma descrição concisa da pesquisa proposta para a bolsa.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2457.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.