Com a adoção de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de big data, surge oferta de empregos mais qualificados, enquanto cai demanda por trabalhos de baixa qualificação, indicam especialistas (imagem: Pixabay)

Transformação do trabalho exigirá novas habilidades
08 de novembro de 2018

Com a adoção de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e big data, surge oferta de empregos mais qualificados, enquanto cai demanda por trabalhos de baixa qualificação, indicam especialistas

Transformação do trabalho exigirá novas habilidades

Com a adoção de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e big data, surge oferta de empregos mais qualificados, enquanto cai demanda por trabalhos de baixa qualificação, indicam especialistas

08 de novembro de 2018

Com a adoção de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de big data, surge oferta de empregos mais qualificados, enquanto cai demanda por trabalhos de baixa qualificação, indicam especialistas (imagem: Pixabay)

 

Maria Fernanda Ziegler e André Julião  |  Agência FAPESP – Está em curso uma grande transformação na organização do trabalho. Mudanças referentes à chamada Quarta Revolução Industrial perpassam por questões que envolvem automação, robôs, análise de big data e aprendizado de máquina. Nesse contexto, é preciso atentar para o saldo do desemprego crescente e a criação de postos de trabalho mais qualificados ou até novos padrões de trabalho.

O futuro do trabalho e do aprendizado foi tema do 7º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, ocorrido nos dias 30 e 31 de outubro na sede da FAPESP. No evento, pesquisadores brasileiros e alemães discutiram novas tecnologias, processos de trabalho em empresas e a necessidade de aprendizado de novas habilidades.

“Existe uma relação entre inteligência artificial e seu impacto no mercado de trabalho. Por isso, o tema não só é discutido por cientistas, mas também por empresas e políticos. A questão é tão premente que alguns países estão criando Ministérios de Inteligência Artificial para lidar com as dificuldades que envolvem a transição no trabalho”, disse Luís da Cunha Lamb, professor e pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lamb defende que é preciso incluir esses temas na educação e, principalmente – em tempos de inteligência artificial e aprendizado de máquina –, aprender a raciocinar. “Na minha opinião, não estamos educando as pessoas para trabalharem nesse mundo”, disse.

Há visões pessimistas e algumas otimistas quanto ao futuro. De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado este ano, as máquinas farão mais tarefas do que os humanos já em 2025, porém a revolução dos robôs criará 58 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos.

“Esses novos postos viriam a partir da adoção de novas tecnologias em empresas e na indústria, como uso e análise de big data, internet das coisas e aprendizado de máquina. Enquanto se perde de um lado, ganha-se com novas habilidades, e isso não necessariamente tem um saldo positivo”, disse Bernd Dworschak, pesquisador sênior do Fraunhofer Institute for Industrial Engineering.

Ainda de acordo com o relatório, a rápida evolução de robôs, máquinas e algoritmos no mercado de trabalho pode criar 133 milhões de novos postos de trabalho, enquanto outros 75 milhões perderão lugar até 2022.

Essa mudança na organização do trabalho já passa a ser sentida nos empregos. “Na Alemanha, existe um só setor que está perdendo postos de trabalho, e não é a indústria, é o setor bancário e de seguros. A automatização desses serviços já está tomando empregos”, disse Joachim Möller, diretor do Instituto para a Pesquisa do Emprego da Alemanha (IAB).

No Brasil

Outro participante do evento, Afonso Fleury, professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que a organização do trabalho se tornou mais complexa conforme o tempo foi passando.

“A escolha pela tecnologia é sempre interessante, mas não podemos esquecer que ela passa também pela criação de políticas industriais, de ciência e tecnologia. Enfim, é uma decisão que deve ser feita em cada país”, disse.

Para ele, a situação brasileira não serve como boa base para o enfrentamento da revolução 4.0. “No Brasil, temos algum avanço no setor agroindustrial e no de serviços, mas estamos enfrentando a desindustrialização, mas não necessariamente na indústria digital”, disse Fleury.

Estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicou que atualmente apenas 1,6% da indústria brasileira está na chamada indústria 4.0 – quando a produção é conectada por meio de tecnologias da informação integradas e processos inteligentes, com capacidade de subsidiar gestores com informações para tomada de decisão.

No mesmo estudo, a chamada indústria 3.0 corresponde a 20,5%. Já as indústrias 2.0 e 1.0 correspondem a 39,1% e 38,7%, respectivamente.

Segundo pesquisadores, no Brasil existem ainda dois entraves principais para a transição do trabalho: produtividade e qualidade educacional.

“O Brasil tem um problema grave de baixa produtividade e baixa qualidade educacional. Como podemos pensar em robôs, máquinas e inteligência artificial?”, disse Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper.

Aprender e ensinar

Outro ponto abordado no 7º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação foi a importância do aprendizado de novas habilidades para um mundo digitalizado.

“As discussões sobre as mudanças digitais vêm muito associadas a outra sobre o que vai ocorrer aos trabalhadores. Será que eles estão sendo preparados para esses novos tempos? E aqueles que já estão no mercado de trabalho, como eles serão preparados? Aqui buscamos organizar as ideias em torno da educação para essa nova era”, disse Ana Maria Almeida, professora da Escola de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mediadora da sessão sobre educação no evento.

Markus Feufel, professor do Departamento de Psicologia e Ergonomia da Universidade Técnica de Berlim, falou sobre como as habilidades humanas continuam tendo valor em um mundo digital e como este pode ser benéfico, aumentando as competências dos trabalhadores.

Segundo o pesquisador, apesar dos avanços em inteligência artificial e outras tecnologias, há situações em que as competências humanas são necessárias e é preciso treiná-las nos estudantes.

“Para algumas situações, computadores são ótimos, devemos usá-los porque realmente melhoram nossas competências. Mas, em outras situações, isso não ocorre. As competências humanas devem ser o foco principal. Especialmente na universidade, não estamos treinando nossa intuição, nossa tomada de decisões. Nossas competências acadêmicas não são tão úteis em muitos contextos”, disse Feufel.

Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), do Rio de Janeiro, afirmou que um primeiro passo seria uma reforma no ensino médio brasileiro, atualmente muito focado na entrada na universidade. O problema é que muito poucos acabam entrando e, mesmo os que se formam, atuam fora de suas áreas.

“É preciso que os alunos realmente aprendam habilidades, não apenas repitam o conhecimento dos professores”, disse.

Desigualdades

Participantes do evento destacaram que, no entanto, para se pensar uma educação mais avançada ainda é preciso superar desigualdades muito prementes na Alemanha, mas principalmente no Brasil. Enquanto no país europeu chama-se a atenção para alguns pequenos grupos como de pessoas mais pobres, portadores de deficiências, imigrantes e que precisam cuidar de filhos pequenos ou pessoas doentes, no Brasil ainda há diferenças baseadas em renda e raça.

Monika Hackel, professora do Instituto Federal de Educação Vocacional e Treinamento da Alemanha, disse que o sistema de ensino profissionalizante de seu país teve de desenvolver formas de não deixar ninguém para trás no processo de industrialização alemão.

“Temos leis para dar suporte a alguns grupos especiais, como pessoas que cuidam de filhos pequenos ou de pessoas doentes ou mais velhas. Nós oferecemos flexibilidade na duração dos cursos profissionalizantes. Há ainda módulos especiais para pessoas com dificuldades de aprendizado e a possibilidade de treinar novamente aqueles que não conseguem mais trabalhar em suas antigas funções”, disse.

Márcia Lima, professora da USP e pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Pesquisa e Planejamento (Cebrap), disse que para avançar no debate sobre aprendizado de novas habilidades e tecnologias é preciso ter em mente, pelo menos no Brasil, as desigualdades educacionais extremas e como grande parte dos avanços nesse campo é recente.

“O paradoxo da educação é que ela pode reduzir desigualdades dando oportunidades. No entanto, o sistema educacional reproduz desigualdades em vez de corrigi-las. Por isso, é imperativo refletir como essas novas habilidades e tecnologias vão aumentar a lacuna social e racial”, disse.

Mais informações sobre o 7º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação: www.fapesp.br/12046.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.