Oportunidades no Instituto de Tecnologia de Alimentos são para a modalidade Jovem Pesquisador (foto: Strecosa / Pixabay)

Três oportunidades em Bioquímica de Alimentos com bolsa da FAPESP
17 de outubro de 2018

Oportunidades no Instituto de Tecnologia de Alimentos são para a modalidade Jovem Pesquisador

Três oportunidades em Bioquímica de Alimentos com bolsa da FAPESP

Oportunidades no Instituto de Tecnologia de Alimentos são para a modalidade Jovem Pesquisador

17 de outubro de 2018

Oportunidades no Instituto de Tecnologia de Alimentos são para a modalidade Jovem Pesquisador (foto: Strecosa / Pixabay)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) está com inscrições abertas para seleção de candidatos a três bolsas FAPESP Jovem Pesquisador para o "Plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos", coordenado pelo professor Luis Fernando Ceribelli Madi. As inscrições estão abertas até 20 de outubro de 2018.

Em uma das vagas o bolsista desenvolverá projeto de pesquisa para ampliação da atuação do instituto na área de Segurança e Saudabilidade de Alimentos, com estudos de fortificação e aplicação de nanopartículas minerais em alimentos, estudos de biodisponibilidade, bioacessibilidade e especiação de minerais.

O candidato deve ter doutorado em Química Analítica ou áreas afins, com experiência em técnicas de cultivo celular; conhecimento para conduzir estudos de bioacessibilidade e biodisponibilidade de elementos metálicos em amostras de alimentos e domínio de técnicas analíticas instrumentais. É recomendável experiência prévia em pesquisas com nanopartículas de minerais para fortificação de alimentos e estudos com isótopos estáveis.

O bolsista da segunda vaga desenvolverá projeto com o objetivo de obter e caracterizar peptídeos bioativos por meio de hidrólise enzimática de proteínas alimentares. Exige-se do candidato: doutorado em Química, Biologia Molecular, Engenharia de Alimentos, Farmácia e Bioquímica ou áreas afins.

O candidato deve ter experiência em: desenvolvimento de projeto de pesquisa no exterior (mínimo de seis meses); estudos de técnicas de determinação de atividade biológica funcional de compostos alimentares; estudos de bioacessibilidade e biodisponibilidade de elementos metálicos em amostras de alimentos; em métodos de eletroforese, espectrofotometria com microplacas, cromatografia e espectrometria de massa; e uso de ensaios imunoenzimáticos, cultivo celular e ensaios da atividade biológica.

Para a terceira oportunidade, o bolsista selecionado desenvolverá projeto especificamente para obtenção e caracterização de peptídeos multifuncionais, com atividade em doenças degenerativas não transmissíveis, por meio de hidrólise enzimática de proteínas alimentares.

Os candidatos devem ter experiência comprovada em pesquisas com técnicas de determinação de atividade biológica funcional de compostos alimentares e estudos de bioacessibilidade e biodisponibilidade de elementos metálicos em amostras de alimentos. Devem ter também experiência em métodos de eletroforese, espectrofotometria com microplacas, cromatografia e espectrometria de massa e em uso de ensaios imunoenzimáticos, cultivo celular e ensaios da atividade biológica.

Para se inscrever, os interessados deverão enviar para os e-mails eaip.ital@ital.sp.gov.br e morgano@ital.sp.gov.br, com o título “Jovem Pesquisador - Química de Alimentos”, os seguintes documentos: súmula curricular, três cartas de recomendação, carta de motivação e proposta de pesquisa.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2381, www.fapesp.br/oportunidades/2382 e www.fapesp.br/oportunidades/2383.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.