3º Sustainable Gas Research and Innovation
21 de setembro de 2018

Conferência promovida pelo Centro de Pesquisa de Inovação em Gás na USP reúne pesquisadores, representantes do governo brasileiro, de agências reguladoras e de petrolíferas

3º Sustainable Gas Research and Innovation

Conferência promovida pelo Centro de Pesquisa de Inovação em Gás na USP reúne pesquisadores, representantes do governo brasileiro, de agências reguladoras e de petrolíferas

21 de setembro de 2018

 

Agência FAPESP – “Transforming gas to transform the future” é o slogan da terceira edição da Sustainable Gas Research and Innovation (SGRI), conferência que ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2018, em São Paulo.

O encontro anual é organizado e promovido pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), que é financiado pela FAPESP e pela Shell, com sede na Escola Politécnica da USP.

O evento terá entre os palestrantes representantes da Petrobras, Shell, Center for Energy and Environmental Resources da University of Texas, U.S. Energy Information Administration, dos Estados Unidos, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A conferência tem apoio também da Sustainable Gas Innovation (SGI), instituto formado por uma parceria entre a academia e o setor industrial do Brasil e do Reino Unido com sede no Imperial College, em Londres.

As palestras serão sobre tecnologias e iniciativas exitosas de diminuição de emissão de carbono em projetos que envolvem empresas e governos; emissões de metano; medidas regulatórias e investimentos esperados no setor de gás no Brasil e os esforços da Petrobras para minimizar emissões em seus processos produtivos. As apresentações acontecerão nas sessões plenárias, no início da manhã e da tarde, nos dois dias do evento.

Haverá também sessões paralelas e sessões de pôsteres nas quais pesquisadores das duas instituições apresentarão os resultados de suas pesquisas. Cerca de 30 pesquisadores enviaram trabalhos previamente para seleção, abrangendo oito grandes temas: “Lei, regulação e políticas”, “Utilização e descarbonização de CO2”, “Captura de CO2”, “Infraestrutura e aprendizado geral em CO2”, “Armazenamento e monitoramento”, “Emissão de metano”, “Novos usos para o gás” e “Infraestrutura de gás”.

As apresentações orais ocorrerão em três sessões paralelas, de manhã e de tarde. As duas sessões de pôsteres serão realizadas com apresentações em aparelhos de TV.

Na abertura do evento, estarão presentes representantes da USP, da FAPESP e do governo do Estado de São Paulo, além de executivos da Shell, do diretor científico do RCGI, Júlio Meneghini, e do vice-diretor do SGI, Adam Hawkes.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. A conferência acontecerá no Centro de Difusão Internacional da USP, localizado na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://bit.ly/2wIElCL.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.