Um banho de luz...Cherenkov!
10 de setembro de 2018

Colóquio no IFUSP abordará a emissão de radiação por partículas carregadas muito rápidas em meios não condutores, fenômeno que ficou conhecido como luz Cherenkov

Um banho de luz...Cherenkov!

Colóquio no IFUSP abordará a emissão de radiação por partículas carregadas muito rápidas em meios não condutores, fenômeno que ficou conhecido como luz Cherenkov

10 de setembro de 2018

 

Agência FAPESP – O colóquio “Um banho de luz...Cherenkov!” será realizado no dia 12 de setembro de 2018, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), em São Paulo.

O colóquio será ministrado pelo professor do IFUSP Edivaldo Moura Santos.

O fenômeno físico conhecido como efeito ou luz Cherenkov foi descoberto e interpretado pelos russos Pavel Cherenkov, Ilya Frank e Igor Tamm. Os três ganharam o prêmio Nobel de Física em 1958 pela demonstração da emissão de radiação por partículas carregadas rápidas em meios não condutore.

Santos explicará a interpretação atual do efeito e discutirá como físicos e astrofísicos têm usado essa radiação para realizar uma série de estudos, muitos essenciais para o estabelecimento de importantes resultados nas áreas da Física de Partículas e da Astrofísica.

Um consórcio de centenas de cientistas de dezenas de países, incluindo o Brasil, pretende construir até 2022 o Cherenkov Telescope Array (CTA), o maior observatório terrestre voltado a estudar partículas de luz (fótons) de altíssimas energias vindas do espaço (leia mais em http://agencia.fapesp.br/25497/).

O evento faz parte do programa Convite à Física do IFUSP que ocorre às quartas-feiras, às 18 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto, rua do Matão, 1371, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é livre.

Mais informações: www.fma.if.usp.br/convite/um-banho-de-luzcherenkov.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.