Projeto "Desafios para a Conservação da Biodiversidade frente às Mudanças Climáticas, Poluição e Uso e Ocupação do Solo" aceita inscrições até dia 15 de agosto (foto: Renato Augusto Martins / Wikipedia)

Instituto de Botânica tem quatro oportunidades com bolsa da FAPESP
10 de agosto de 2018

Projeto "Desafios para a Conservação da Biodiversidade frente às Mudanças Climáticas, Poluição e Uso e Ocupação do Solo" aceita inscrições até dia 15 de agosto

Instituto de Botânica tem quatro oportunidades com bolsa da FAPESP

Projeto "Desafios para a Conservação da Biodiversidade frente às Mudanças Climáticas, Poluição e Uso e Ocupação do Solo" aceita inscrições até dia 15 de agosto

10 de agosto de 2018

Projeto "Desafios para a Conservação da Biodiversidade frente às Mudanças Climáticas, Poluição e Uso e Ocupação do Solo" aceita inscrições até dia 15 de agosto (foto: Renato Augusto Martins / Wikipedia)

 

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa no Instituto de Botânica (IBt), em São Paulo, tem duas vagas para pós-doutorado e duas para jovem pesquisador com bolsa da FAPESP.

As oportunidades são do projeto Desafios para conservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo (PDIp), coordenado por Luiz Mauro Barbosa. As inscrições poderão ser feitas até 15 de agosto de 2018.

Para uma das vagas de Jovem Pesquisador, o projeto busca um bolsista para atuar no Núcleo de Pesquisas em Ecologia, sob supervisão de Marisa Domingos, com o objetivo de prever o potencial de tolerância de espécies vegetais nativas da Floresta Atlântica a múltiplos estresses ambientais por meio de biomarcadores morfológicos/anatômicos e fisiológicos/bioquímicos.

Os interessados poderão se inscrever enviando carta de motivação, súmula curricular, três cartas de recomendação e proposta resumida de pesquisa para pdipibt@gmail.com. Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2245.

A outra vaga de Jovem Pesquisador é para candidatos interessados em trabalhar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Identificação de mecanismos bioquímicos e moleculares de tolerância à dessecação em plantas nativas e algas liquênicas em resposta a mudanças climáticas”.

Os interessados poderão se inscrever enviando carta de motivação, súmula curricular, três cartas de recomendação e proposta resumida de pesquisa para pdipibt@gmail.com. Mais informações: www.fapesp.br/oportunidades/2247.

Para a primeira oportunidade de pós-doutorado, busca-se um recém-doutor para desenvolver projeto de pesquisa no Núcleo de Pesquisas em Ecologia, sob a supervisão de Denise de Campos Bicudo.

Serão avaliadas as alterações da biodiversidade de algas em escalas de longas séries temporais e espaciais em reservatórios impactados pela eutrofização, bem como a elaboração de modelos conceituais preditivo e inferencial.

Inscrições para o e-mail denisecbicudo@gmail.com, com o título “PD_Ecossistemas_Aquaticos_Continentais”, junto com os seguintes documentos: carta de motivação, súmula curricular e duas cartas de recomendação. Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/2246.

A segunda vaga de pós-doutorado é para desenvolver projeto no Núcleo de Pesquisas em Ficologia, sob supervisão de Mutue Toyota Fujii, a fim de diagnosticar a biodiversidade de macroalgas marinhas e certificar as identificações das coleções científicas do IBt, por meio de dados morfológicos e moleculares.

Inscrições para o e-mail mtfujii@ibot.sp.gov.br, com o título “PD Taxonomia e Filogenia molecular de Macroalgas Marinhas”, junto com os seguintes documentos: carta de motivação, súmula curricular e duas cartas de recomendação. Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/2257.

Os candidatos selecionados para as vagas de Jovem Pesquisador da FAPESP receberão bolsa no valor de R$ 8.152,20 mensais, com duração de 24 meses. O projeto Jovem Pesquisador selecionado, revisado por pares, poderá receber um Auxílio à Pesquisa, conforme descrito em www.fapesp.br/jp.

As vagas de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.