Evento no IFT-Unesp dia 8 de agosto terá lançamento do livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais (foto: Cecília Bastos / Jornal USP)

Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas realiza workshop
20 de julho de 2018

Evento do projeto no IFT-Unesp dia 8 de agosto terá lançamento do livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais

Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas realiza workshop

Evento do projeto no IFT-Unesp dia 8 de agosto terá lançamento do livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais

20 de julho de 2018

Evento no IFT-Unesp dia 8 de agosto terá lançamento do livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais (foto: Cecília Bastos / Jornal USP)

 

Agência FAPESP – O terceiro workshop do projeto Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa Pesquisa em Políticas Públicas, será realizado no dia 8 de agosto no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.

No evento será lançado o primeiro livro com análises e recomendações do projeto, com o título Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais.

Liderado por Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-reitor da universidade, e pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), o projeto tem como objetivo propor reformulação das métricas utilizadas atualmente pelas três universidades públicas estaduais paulistas.

A programação do workshop terá início às 10h30, com participação restrita aos pesquisadores associados ao projeto. Das 13h30 às 17h30 o encontro será aberto ao público interessado, que deverá se inscrever previamente no endereço http://metricas.usp.br/workshop.

Os reitores Sandro Valentini (Unesp), Vahan Agopyan (USP) e Marcelo Knobel (Unicamp) estão previstos para participar da abertura dos debates no período vespertino.

A primeira mesa, com o tema Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais: Metodologias e Métricas, terá como debatedores José Goldemberg, presidente da FAPESP; Justin Axel-Berg, da USP; Solange Maria dos Santos, do SciELO; e Sabine Righetti, da Folha de S.Paulo.

Na segunda mesa, representantes das três universidades públicas paulistas apresentarão o tema A experiência da USP, Unicamp e Unesp: resultados e impactos, em que descreverão iniciativas de revisão de indicadores de desempenho adotadas pelas instituições desde o início do projeto, em julho de 2017.

O terceiro tema, Desempenho acadêmico e comparações internacionais: temas e práticas, terá como debatedores Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP; Luiz Nunes de Oliveira e Renato Pedrosa, membros, respectivamente, da Coordenação de Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa e da Coordenação do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo da Fundação; Nina Beatriz Stocco Ranieri, da USP; e José Augusto Chaves Guimarães, da Comissão de Rankings da Unesp.

Às 16 horas será lançado o livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais, contendo uma série de artigos com análises e recomendações fundamentadas nos debates de dois workshops anteriores, realizados em 22 de novembro de 2017, na FAPESP, e em março deste ano, na USP. Após o lançamento, está agendado um debate com os autores do texto (leia mais sobre os workshops anteriores em http://agencia.fapesp.br/26837 e http://agencia.fapesp.br/27527).

O quarto workshop do projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas” será realizado na Unicamp em março de 2019 e o último workshop ocorrerá em junho, na FAPESP, quando então serão apresentadas as conclusões finais do projeto e lançado o segundo livro sobre o assunto.

O Instituto de Física Teórica da Unesp está localizado na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, na Barra Funda, em São Paulo.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.