Oportunidade está vinculada a Projeto Temático no âmbito do BIOEN. Prazo de inscrição vai até 15 de maio ( imagem: Mucor circinelloides/Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Engenharia Bioquímica com bolsa da FAPESP
11 de maio de 2018

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático no âmbito do BIOEN. Prazo de inscrição vai até 15 de maio

Pós-Doutorado em Engenharia Bioquímica com bolsa da FAPESP

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático no âmbito do BIOEN. Prazo de inscrição vai até 15 de maio

11 de maio de 2018

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático no âmbito do BIOEN. Prazo de inscrição vai até 15 de maio ( imagem: Mucor circinelloides/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Departamento de Engenharia Química (LOQ), na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia Bioquímica com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição vai até 15 de maio.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Da fábrica celular à biorrefinaria integrada Biodiesel-Bioetanol: uma abordagem sistêmica aplicada a problemas complexos em micro e macroescalas”, no âmbito do Programa BIOEN da FAPESP.

O candidato selecionado realizará pesquisa com o tema “Acúmulo de lipídios de Mucor circinelloides usando resíduos da indústria de etanol (G1) e posterior conversão em biodiesel e outros produtos”, sob a supervisão de Heizir F. de Castro, um dos pesquisadores principais do projeto.

O bolsista será responsável por caracterizar completamente resíduos da indústria de etanol e determinar uma estratégia de pré-tratamento da vinhaça para crescimento de fungos; determinar as condições de cultivo de M. circinelloides visando produção de lipídios (single cell oil - SCO); otimizar as características do cultivo visando produção de SCO, desintoxicação de resíduos e produção de enzimas, especialmente de lipases; aumentar a escala do processo (biorreator de bancada) visando obter biomassa suficiente para determinar as condições de transformação em biodiesel e/ou ácidos graxos poli-insaturados (PUFA), preferencialmente pela rota enzimática; e coorientar estudantes de iniciação científica dentro do projeto temático, de acordo com a área exigida na chamada.

Os candidatos devem ter experiência em processos enzimáticos e microbiológicos, operação de biorreatores; análises físico-químicas para caracterização de resíduos da indústria alcooleira; técnicas de imobilização de enzimas e estabilização em suportes diferentes, usando diferentes abordagens (ligações de um ponto e multipontos); técnicas de microbiologia e fermentação, de preferência aquelas de fungos semelhantes a M. circinelloides ou outros produtores-SCO; além de conhecer técnicas analíticas e bioquímicas (HPLC, cromatografia iônica, ICP-MS, GC, NMR, TOC, etc.).

Os interessados devem enviar currículo resumido, indicando experiência com essas técnicas e destacando publicações em periódicos indexados, para Heizir F. de Castro, no endereço heizir@dequi.eel.usp.br. O título do e-mail deve incluir "PD-MCircinelloidesVinasse", com um arquivo (PDF com o máximo de 2MB).

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/ /1995/.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

 

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.