Guilherme Defante Telles, da EEFE/USP, irá para o Reino Unido participar da final do maior concurso de comunicação científica do mundo (foto: FameLab)

Bolsista da FAPESP vence etapa brasileira do FameLab 2018
04 de maio de 2018

Guilherme Defante Telles, da EEFE/USP, irá para o Reino Unido participar da final do maior concurso de comunicação científica do mundo

Bolsista da FAPESP vence etapa brasileira do FameLab 2018

Guilherme Defante Telles, da EEFE/USP, irá para o Reino Unido participar da final do maior concurso de comunicação científica do mundo

04 de maio de 2018

Guilherme Defante Telles, da EEFE/USP, irá para o Reino Unido participar da final do maior concurso de comunicação científica do mundo (foto: FameLab)

 

Agência FAPESPGuilherme Defante Telles, aluno de pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) e bolsista FAPESP, venceu o FameLab Brasil 2018.

Telles representará o país na etapa mundial, em junho, no Reino Unido. Iniciativa do British Council, o FameLab é o maior concurso de comunicação científica do mundo e acontece em 32 países simultaneamente.

A final brasileira foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 27 de abril. O júri foi composto por sete representantes de instituições de fomento à pesquisa e de divulgação científica. Cada um dos 11 finalistas teve apenas 3 minutos para fazer a apresentação. Eles foram julgados com base no critério dos 3 Cs: carisma, conteúdo e clareza. Os mestres de cerimônia da noite foram Iberê Thenório e Mari Fulfaro, do canal Manual do Mundo.

Em um auditório lotado, com mais de 300 pessoas, Telles conquistou o júri com uma apresentação sobre como a prática de exercícios físicos estimula a produção de exossomos (vesículas que carregam diversas moléculas, inclusive material genético) e promove e regula a resposta imune.

“Estava confiante, mais tranquilo do que na semifinal, mas ao mesmo tempo tenso, porque tinha dúvida sobre o uso de um recurso que acabei usando – o aviãozinho de papel”, disse Telles.

Durante sua apresentação, ele jogou um aviãozinho de papel para a plateia, com uma palavra escrita, para alguém pegar e ler. Ele atribuiu sua boa performance ao timing perfeito da apresentação e aos conselhos e apoio que recebeu no treinamento antes da apresentação.

O público também votou e elegeu como favorita a física Priscilla Andressa de Souza Silva, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Única concorrente da área de exatas na final, ela falou sobre a possibilidade de ir ao espaço buscar metais e minérios contidos em asteroides.

“Nós percebemos que o público tem sede de conhecer ciência e pesquisa. E mostramos aqui que os cientistas são, antes de mais nada, pessoas: eles podem usar a emoção, o humor e outras ferramentas para transmitir ciência” disse Souza Silva, que também coordena o projeto de extensão universitária Ciência no Feminino: inspirando futuras cientistas.

Para o diretor-presidente do British Council, Martin Dowle, a iniciativa é fruto do compromisso que a instituição tem com a ciência e seu entendimento. “Os conceitos estão ficando cada vez mais complexos, e o entendimento público nem sempre acompanha. Há uma desconexão entre o campo científico e o entendimento do público, da sociedade. O FameLab é uma contribuição do British Council para ajudar a mudar esse quadro”, disse.

Esta foi a terceira edição do concurso realizada no Brasil. Para concorrer, o interessado precisava ser pesquisador (bolsista ou não) e enviar um vídeo, em português e inglês, explicando um conceito científico relevante para a sociedade, sem uso de edição ou dispositivos eletrônicos.

No total, foram 119 inscritos, sendo que 30 foram selecionados para a semifinal e depois outros 11, para a final. Todo o processo de seleção foi feito no Museu do Amanhã e durou cinco dias, entre 23 e 27 de abril. Entre uma etapa e outra, os participantes receberam treinamento de experts em comunicação científica, da Inglaterra e do Brasil.

Nesta edição, o FameLab teve apoio da FAPESP, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) –, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Museu do Amanhã.

Mais informações: www.famelab.com.br.


Vídeo da participação de Telles na final do FameLab, no Reino Unido:  

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.