Oportunidade é para Projeto Temático "Consequências de deficiência de reparo de lesões no genoma", conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas (foto: FAPESP)

Pós-doutorado em Biologia Molecular na USP com bolsa da FAPESP
23 de abril de 2018

Oportunidade é para Projeto Temático "Consequências de deficiência de reparo de lesões no genoma", conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas

Pós-doutorado em Biologia Molecular na USP com bolsa da FAPESP

Oportunidade é para Projeto Temático "Consequências de deficiência de reparo de lesões no genoma", conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas

23 de abril de 2018

Oportunidade é para Projeto Temático "Consequências de deficiência de reparo de lesões no genoma", conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas (foto: FAPESP)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Biomédicas da USP dispõe de uma vaga de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, junto ao Projeto Temático “Consequências de deficiência de reparo de lesões no genoma”. O projeto é coordenado pelo professor Carlos Menck e as inscrições serão recebidas até 25 de abril de 2018.

A pesquisa visa investigar a contribuição dos danos induzidos por luz ultravioleta UVA nos efeitos deletérios e na transformação de células de pacientes com Xeroderma pigmentosum variante.

A meta é elucidar a participação das lesões de dímeros de pirimidina e do estresse oxidativo nos efeitos deletérios da luz UVA em células de pacientes Xeroderma pigmentosum variante (XP-V), entender o efeito de UVA no processo de replicação dessas células e no reparo em geral (sobretudo Nucleotide Excision Repair) e a contribuição dos danos no DNA induzidos por luz UVA na transformação celular e carcinogênese de pele de pessoas normais e com XP.

Os candidatos devem ter experiência prévia em cultura celular humana, biologia celular e molecular. Experiência prévia em reparo de DNA, síntese translesão e com metodologias para detecção de lesões promovidas por luz ultravioleta e radicais de oxigênio em DNA também será considerada.

Além disso, o candidato deve ser capaz de desenvolver pesquisas que envolvam técnicas de biologia celular, biologia molecular, extração de proteínas e DNA, preparo de biblioteca de DNA para sequenciamento de nova geração, ensaios in vitro e cultura celular. Quanto à formação, exige-se para a vaga candidatos com doutorado ou PhD em Genética, Biologia Molecular, Bioquímica ou área correlata.

A inscrição deve ser feita enviando e-mail para DNArepaircoregenome@gmail.com. Junto ao e-mail o candidato deve anexar currículo atualizado, carta de apresentação, duas cartas de recomendação e um plano de trabalho de cerca de 10 páginas descrevendo que abordagens propõe para responder às perguntas científicas pertinentes ao projeto.

Mais informações: www.fapesp.br/oportunidades/2021

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.