São duas vagas, na EEL-USP e na FEQ-Unicamp, em projeto de pesquisa sobre refinaria integrada biodiesel-bioetanol (foto: Pixabay)

Pós-doutorado em Biotecnologia Industrial com bolsa da FAPESP
17 de abril de 2018

São duas vagas, na EEL-USP e na FEQ-Unicamp, em projeto de pesquisa sobre refinaria integrada biodiesel-bioetanol

Pós-doutorado em Biotecnologia Industrial com bolsa da FAPESP

São duas vagas, na EEL-USP e na FEQ-Unicamp, em projeto de pesquisa sobre refinaria integrada biodiesel-bioetanol

17 de abril de 2018

São duas vagas, na EEL-USP e na FEQ-Unicamp, em projeto de pesquisa sobre refinaria integrada biodiesel-bioetanol (foto: Pixabay)

 

Agência FAPESP – Duas vagas de pós-doutorado estão disponíveis para o Projeto Temático “Da Fábrica Celular à Biorrefinaria Integrada Biodiesel-Bioetanol: uma Abordagem Sistêmica Aplicada a Problemas Complexos em Micro e Macroescalas”, com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 20 de abril de 2018.

O projeto integra o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e o projeto é coordenado pelo professor Roberto de Campos Giordano.

Uma das vagas é no Laboratório de Bioprocessos e Produtos Sustentáveis (LBios) da Escola de Engenharia de Lorena da USP, para o projeto “Novas estratégias integradas para a produção econômica de β-glucanas a partir de resíduos agroindustriais e roadmap para comercialização no Brasil”.

É requisito título de doutor em áreas relacionadas à Biotecnologia Industrial, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica ou de Bioprocessos.

Os candidatos devem ter experiência em aproveitamento de resíduos lignocelulósicos em bioprocessos, em técnicas de hidrólise de materiais lignocelulósicos; separação, recuperação e remoção de inibidores de hidrolisados lignocelulósicos. Além disso, é importante ter habilidade em métodos analíticos e experiência em HPLC, FTIR, MS-espectrometria, dentre outros.

Os interessados devem enviar por e-mail carta de apresentação e curriculum vitae atualizado para o professor supervisor do projeto, Silvio Silvério da Silva (silviosilverio@usp.br e silviosilverio@gmail.com).

A outra oportunidade é no Laboratório de Engenharia de Bioprocessos na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, em Campinas, e no Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos no Departamento de Engenharia Química da UFSCar, em São Carlos. A pesquisa da oportunidade tem como tema "Síntese, otimização e análise técnico-econômica integrada à simulação da biorrefinaria biodiesel etílico-bioetanol 1G-2G".

O candidato deve ter experiência em simulação e otimização de processos químicos/bioquímicos; em programação de computadores, em particular em C/C++; em análise técnico-econômica; e em experimentação laboratorial em cultivo de microrganismos em biorreatores e em recuperação e purificação de bioprodutos (moléculas e células).

Os interessados devem enviar por e-mail carta de apresentação e curriculum vitae atualizado para o professor supervisor do projeto, Everson Alves Miranda (everson@feq.unicamp.br).

Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1996 e www.fapesp.br/oportunidades/2024.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.