Projeto de pesquisa em biodiesel e bioetanol na UFSCar tem duas oportunidades disponíveis (foto: Pixabay)

Pós-doutorado em Engenharia Bioquímica e de Materiais com bolsa da FAPESP
03 de abril de 2018

Projeto de pesquisa em biodiesel e bioetanol na UFSCar tem duas oportunidades disponíveis

Pós-doutorado em Engenharia Bioquímica e de Materiais com bolsa da FAPESP

Projeto de pesquisa em biodiesel e bioetanol na UFSCar tem duas oportunidades disponíveis

03 de abril de 2018

Projeto de pesquisa em biodiesel e bioetanol na UFSCar tem duas oportunidades disponíveis (foto: Pixabay)

 

Agência FAPESP – Duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão disponíveis na Universidade Federal de São Carlos para o Projeto Temático “Da Fábrica Celular à Biorrefinaria Integrada Biodiesel-Bioetanol: uma Abordagem Sistêmica Aplicada a Problemas Complexos em Micro e Macroescalas”, que integra o programa BIOEN-FAPESP. O coordenador do projeto é o professor Roberto de Campos Giordano. O prazo de inscrição termina em 6 de abril de 2018.

Uma das vagas tem como tema “Produção, Caracterização e Aplicação de Nanocelulose Integrada à Biorrefinaria Biodiesel-Bioetanol”. O pós-doutorando desenvolverá protocolos para obtenção de nanocelulose por meio de rota enzimática em combinação com rotas químicas e/ou mecânicas. Também participará de atividades como aplicação de nanomateriais para obtenção de novos produtos na linha de embalagens, suportes catalíticos e/ou filtros.

Os candidatos devem ter experiência em: processos químicos/bioquímicos/mecânicos de obtenção e extração de nanoceluloses; técnicas de caracterização físico-química de nanomateriais (difração de raio X, espectroscopia, microscopias eletrônicas e análises térmicas); processamento de compósitos poliméricos (extrusão, injeção,solution blow spinning e/ou eletrospinning); e aplicação de nanomateriais para desenvolvimento de novos produtos.

As inscrições devem ser feitas por e-mail para a professora supervisora da oportunidade, Cristiane Sanchez Farinas (cristiane.farinas@embrapa.br), incluindo currículo resumido em formato pdf. O título do e-mail deve incluir o texto “PD - Nanocelulose 01-2018”.

A segunda vaga tem como tema “Avaliação e Otimização de Reator de Fluxo em Vórtices na Produção Enzimática de Biodiesel”. O pós-doutorando trabalhará em atividades como modificação química de superfícies (proteínas e suportes sólidos) e avaliação e otimização de reator de fluxo em vórtices para produção de biodiesel em sistemas aquoso/orgânico.

O programa de pesquisa requer que os candidatos comprovem experiência em tecnologia enzimática, sendo desejável experiência em técnicas de imobilização/estabilização de enzimas, cinética e catálise em reatores heterogêneos, operação de reatores enzimáticos e técnicas analíticas (HPLC, GC, espectroscopia de massas, eletroforese, espectrofotometria etc.).

Os candidatos devem enviar e-mail com currículo resumido para o professor supervisor da vaga, Paulo Waldir Tardiolli (pwtardioli@ufscar.br).

Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1975 e www.fapesp.br/oportunidades/1976.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.