Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação
13 de março de 2018

Seminário do Arquivo do Estado marca a abertura de exposição com o mesmo nome e discutirá a gestão das águas com foco no rio Tietê

Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação

Seminário do Arquivo do Estado marca a abertura de exposição com o mesmo nome e discutirá a gestão das águas com foco no rio Tietê

13 de março de 2018

 

Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), com apoio da Sabesp e da Fundação Energia e Saneamento, realizará, no dia 14 de março de 2018, o seminário “Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação”, das 9 às 12 horas.

O evento marcará a abertura de uma exposição com o mesmo nome. O seminário é aberto ao público e discute a gestão das águas com foco no rio Tietê.

A mesa terá a participação de Sergio Augusto de Arruda Camargo, presidente do conselho da Fundação Energia, do professor da Universidade Federal de São Paulo e pesquisador Janes Jorge, autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu: São Paulo, 1890-1940 (Alameda, 2006), e do biólogo e ambientalista Cesar Pegoraro, consultor da Fundação SOS Mata Atlântica. A mediadora será Rose Marie Inojosa, do Arquivo Público do Estado.

A exposição propõe uma expedição por documentos do acervo do APESP que registram as múltiplas formas com que a sociedade utilizou e utiliza os recursos naturais do rio Tietê: do abastecimento de água para cidades à geração de energia por barragens e usinas hidrelétricas; das retificações do leito para permitir a ocupação e facilitar a navegação à mineração, lazer, esportes e preservação.

Painéis verticais, vitrines e TVs exibindo documentos textuais, fotos, mapas e livros do acervo sob guarda do Arquivo Público e do Museu da Energia representam as diversas formas de utilização do rio Tietê.

A exposição fica em cartaz no saguão de entrada do Arquivo Público do Estado de São Paulo até o dia 23 de março. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9 às 17 horas.

O endereço do Arquivo Público é rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo (ao lado da estação Portuguesa-Tietê do Metrô).

Mais informações: https://goo.gl/181jXa.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.