Instituto de Artes da Unicamp oferece uma vaga para o Projeto "O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia". Inscrição até 14 de agosto (foto: Wikimedia)

Pós-doutorado em Antropologia da Música com Bolsa da FAPESP
07 de agosto de 2017

Instituto de Artes da Unicamp oferece uma vaga para o projeto "O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia". Inscrições até 14 de agosto

Pós-doutorado em Antropologia da Música com Bolsa da FAPESP

Instituto de Artes da Unicamp oferece uma vaga para o projeto "O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia". Inscrições até 14 de agosto

07 de agosto de 2017

Instituto de Artes da Unicamp oferece uma vaga para o Projeto "O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia". Inscrição até 14 de agosto (foto: Wikimedia)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático intitulado "O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia", conduzido no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece quatro oportunidades de pós-doutorado em Etnomusicologia e em Antropologia da Música com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 14 de agosto de 2017.

O projeto visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. O projeto está organizado em quatro eixos: O musicar e a produção da localidade; Localidades, encontros e conexão no musicar local; Aprendizagem, transmissão e preparação; e Tecnologias do musicar local.

Cada um dos bolsistas selecionados desenvolverá um projeto de pesquisa individual, definido de acordo com interesses pessoais, mas que contribua para o avanço coletivo dos debates norteando o projeto como um todo. Para tanto, as investigações deverão se nortear pelas seguintes questões-chave:

  • Qual é a natureza do musicar no contexto local? O que isto nos diz sobre a produção da localidade e o modo como localidades produzidas são vividas pelas pessoas envolvidas no musicar local?

  • O que contribui para o estabelecimento de engajamento musical e de sentimentos de compromisso com a produção da música em nível local?

  • Como os grupos musicais locais operam enquanto "mundos artísticos" e/ou "comunidades de prática"? Como suas estruturas organizacionais afetam as formas do musicar na localidade, tanto no domínio amador quanto profissional?

  • De que maneira pessoas, coisas, tecnologias, instituições interagem nas práticas do musicar? Qual a relação destes "agentes" com a localidade, seja ela física ou imaginária?

Os critérios a serem seguidos pelos projetos estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1615.

Os candidatos devem ter concluído o doutoramento há menos de sete anos. Os interessados devem enviar e-mail para a professora supervisora, Suzel Ana Reily (pd.musicarlocal@gmail.com), com a seguinte documentação: certificado de conclusão do doutorado, Currículo Lattes atualizado, súmula Curricular FAPESP, projeto de pesquisa seguindo o "Roteiro para formatação do Projeto de Pesquisa" sugerido no site da FAPESP, cópia de uma publicação recente relacionada ao tema do Projeto Temático e duas cartas de recomendação.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1615.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.