Bolsistas integrarão Projeto Temático desenvolvido pelo Serviço de Reumatologia do HC; prazo de inscrição encerra em 16 de maio (foto: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Clínica Médica na USP com Bolsa da FAPESP
12 de maio de 2017

Bolsistas integrarão Projeto Temático desenvolvido pelo Serviço de Reumatologia do HC; prazo de inscrição encerra em 16 de maio

Pós-Doutorado em Clínica Médica na USP com Bolsa da FAPESP

Bolsistas integrarão Projeto Temático desenvolvido pelo Serviço de Reumatologia do HC; prazo de inscrição encerra em 16 de maio

12 de maio de 2017

Bolsistas integrarão Projeto Temático desenvolvido pelo Serviço de Reumatologia do HC; prazo de inscrição encerra em 16 de maio (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Clínica Médica com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 16 de maio.

As bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “Avaliação da relevância do monitoramento dos níveis sanguíneos comparados aos níveis salivares de drogas utilizadas em doenças autoimunes reumatológicas: aderência e compreensão de possíveis mecanismos envolvidos na eficácia e nos efeitos adversos”, que tem Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá como pesquisadora responsável. Os candidatos devem ter titulação nas áreas de Medicina, Farmácia, Biologia ou Biomedicina.

O projeto pretende utilizar o monitoramento dos níveis da droga, embasado em estudos farmacocinéticos e de modelística farmacocinética/farmacodinâmica, para ampliar a compreensão dos possíveis mecanismos celulares, teciduais e imunológicos envolvidos na eficácia e nos efeitos adversos dessas drogas com a perspectiva de reduzir os danos e manter a eficácia terapêutica.

A cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) associada à espectrometria de massa, que será utilizada para avaliar hidroxicloroquina, talidomida e glicocorticoides, é considerada a tecnologia padrão-ouro na análise qualitativa e quantitativa de fármacos no sangue e sua comparação com a dosagem na saliva é um avanço na simplificação do processo.

A implantação dessa metodologia destinada à pesquisa, com a necessária capacitação de recursos humanos, permitirá ainda a padronização e disponibilização dessa tecnologia avançada para outros projetos multidisciplinares em diversas áreas da ciência.

Para os agentes biológicos o enfoque será a compreensão do possível papel dos anticorpos anti-TNF na perda de sua eficácia, utilizando a metodologia de ELISA tipo captura.

O Projeto Temático será dividido em quatro seções com seus respectivos subprojetos, conforme as medicações que serão estudadas: hidroxicloroquina, talidomida, glicocorticoides e agentes biológicos.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae, carta de apresentação explicando as razões do interesse no projeto e duas cartas de recomendação para o e-mail reumatologia.fmusp@hc.fm.usp.br aos cuidados de Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá e Clovis Artur Almeida da Silva, comunicando o interesse em participar do processo seletivo.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1535/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.