Bolsa está vinculada a Projeto Temático que investiga tratamento da doença cardiovascular associada ao câncer; prazo de inscrição encerra em 10 de abril (foto: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Medicina com Bolsa da FAPESP
05 de abril de 2017

Bolsa está vinculada a Projeto Temático que investiga tratamento da doença cardiovascular associada ao câncer; prazo de inscrição encerra em 10 de abril

Pós-Doutorado em Medicina com Bolsa da FAPESP

Bolsa está vinculada a Projeto Temático que investiga tratamento da doença cardiovascular associada ao câncer; prazo de inscrição encerra em 10 de abril

05 de abril de 2017

Bolsa está vinculada a Projeto Temático que investiga tratamento da doença cardiovascular associada ao câncer; prazo de inscrição encerra em 10 de abril (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Medicina com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 10 de abril.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "Câncer e Coração: Novos paradigmas de diagnóstico e tratamento", coordenado por Carlos Eduardo Negrão, diretor da Unidade de Reabilitação e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (InCor), da Faculdade de Medicina da USP, e professor titular da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

O projeto visa investigar novos paradigmas terapêuticos fundamentados em princípios celulares e moleculares, medicamentos e exercício físico para o tratamento da doença cardiovascular associada ao câncer, com especial atenção à toxicidade dos músculos cardíaco e esquelético.

O objetivo específico do projeto ao qual se vincula a bolsa é o de analisar os efeitos do treinamento físico aeróbio sobre o metabolismo energético e o trofismo muscular durante a rápida progressão da caquexia induzida pelo câncer em diferentes modelos experimentais. Além disso, pretende-se explorar os mecanismos envolvidos nos efeitos terapêuticos do treinamento físico aeróbio na caquexia induzida pelo câncer e verificar se proteínas com expressão modulada pelo treinamento físico aeróbio nos diferentes modelos animais de caquexia induzida pelo câncer podem ser utilizadas como marcadores da progressão da caquexia em pacientes portadores de carcinoma pulmonar de células não pequenas cuja incidência de caquexia ao diagnóstico é de aproximadamente 45%.

Os candidatos devem possuir título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, em Bioquímica, Biologia Celular/Molecular, Educação Física ou áreas afins, e ter produção científica compatível com a fase de sua carreira.

É fundamental que os candidatos possuam experiência com treinamento físico aeróbico em modelos animais, análises histológicas e bioquímicas dos músculos esquelético e cardíaco, avaliação do metabolismo mitocondrial, cultura celular e técnicas de biologia celular/molecular. Experiência com modelos de câncer e genômica também será valorizada.

Os candidatos deverão enviar carta de motivação (até uma página, incluindo apresentação e descrição de pesquisas anteriores, habilidades e interesses de investigação), curriculum vitae completo (até duas páginas) e nomes para referências pessoais (com as informações de contato) para as pesquisadoras Anamaria Camargo e Patrícia Brum nos endereços aacamargo@mochsl.org.br e pcbrum@usp.br, respectivamente.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1487/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.