São, ao todo, quatro vagas vinculadas às áreas temáticas do Núcleo de Estudos da Violência; prazo de inscrição encerra em 6 de fevereiro (Foto: Mateus Pereira/Wikimedia Commons

Oportunidade de Pós-Doutorado em Ciência Política com Bolsa da FAPESP
31 de janeiro de 2017

São, ao todo, quatro vagas vinculadas às áreas temáticas do Núcleo de Estudos da Violência; prazo de inscrição encerra em 6 de fevereiro

Oportunidade de Pós-Doutorado em Ciência Política com Bolsa da FAPESP

São, ao todo, quatro vagas vinculadas às áreas temáticas do Núcleo de Estudos da Violência; prazo de inscrição encerra em 6 de fevereiro

31 de janeiro de 2017

São, ao todo, quatro vagas vinculadas às áreas temáticas do Núcleo de Estudos da Violência; prazo de inscrição encerra em 6 de fevereiro (Foto: Mateus Pereira/Wikimedia Commons

 

Agência FAPESP – O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece quatro oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 6 de fevereiro.

As vagas estão vinculadas a quatro áreas temáticas do Programa Institucional de Pesquisa “Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional”: Relações de autoridade em instituições policiais; Estudos metodológicos sobre percepção da legitimidade e confiança institucional baseada em estatísticas e métodos quantitativos; Processo de socialização legal de crianças e adolescentes e Inovações em políticas públicas e legitimidade.

O Programa Institucional de Pesquisa tem como objetivo avaliar a maneira como as leis, regras e procedimentos são implementados no decorrer do tempo, e como isso se relaciona com a legitimidade de instituições-chave para a democracia. A proposta é analisar como essa legitimidade é construída ou não no cotidiano, por meio dos contatos entre cidadãos e autoridades, e suas implicações sobre os direitos humanos e violência.

O foco do projeto é o contexto brasileiro, sobretudo a cidade de São Paulo, e inclui também o desenvolvimento de estudos comparados entre grandes cidades de outros países. O programa CEPID também se envolve em projetos de educação e transferência de conhecimento que são realizados por todos os pesquisadores.

Para mais informações, acesse o resumo estendido do projeto principal e os relatórios dos três primeiros anos de pesquisa no endereço http://nevusp.org/blog/2016/12/20/call-for-post-doctoral-fellows-centre-for-the-study-of-violence-of-the-university-of-sao-paulo-nev-usp-cepidfapesp-program/.

Os candidatos devem ter PhD, obtido nos últimos cinco anos, em Sociologia e/ou áreas afins, com forte experiência em metodologias quantitativas e qualitativas, dependendo das especificidades de cada área; proficiência em inglês (falado e escrito); demonstrar publicações acadêmicas nos últimos cinco anos, sobretudo periódicos com avaliação por pares; entre outras exigências definidas no edital.

Os interessados devem enviar Currículo Lattes (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae, se estrangeiro; MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar); lista de publicações; proposta de pesquisa em inglês (5 a 10 páginas) e cópia de duas publicações (artigos, livros ou capítulos de livro) para o endereço nevuselecao@gmail.com com o assunto “Postdoctoral Fellowship NEV/CEPID”, seguido da área temática escolhida.

Para informações adicionais, enviar um e-mail para nevselecao@gmail.com com o assunto “Questão sobre Edital PD NEV-USP”.

Os candidatos serão selecionados em dois estágios. O primeiro estágio será de avaliação de CV, publicações, perfil profissional e proposta de pesquisa. Este primeiro estágio é eliminatório. O segundo estágio consiste de uma entrevista com o Comitê de Seleção, que avaliará o mérito da proposta e a performance na entrevista.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1392/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.


 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.