Projeto Temático na USP em São Carlos oferece oportunidade de pesquisa em átomos frios e plasmônica (foto: MIT)

Pós-doutorado em Física com Bolsa da FAPESP
25 de novembro de 2016

Projeto Temático na USP em São Carlos oferece oportunidade de pesquisa em átomos frios e plasmônica

Pós-doutorado em Física com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático na USP em São Carlos oferece oportunidade de pesquisa em átomos frios e plasmônica

25 de novembro de 2016

Projeto Temático na USP em São Carlos oferece oportunidade de pesquisa em átomos frios e plasmônica (foto: MIT)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo recebe, até 30 de novembro de 2016, inscrições para uma vaga de pós-doutorado para pesquisa em átomos frios e plasmônica.

A oportunidade, com Bolsa da FAPESP, está vinculada ao Projeto Temático "Desenvolvimento de sensores quânticos com átomos ultrafrios".

O pesquisador responsável pelo projeto, professor Philippe Wilhelm Courteille, explica que os átomos são sensores extremamente sensíveis para forças fracas, mas para medir seu estado com alta fidelidade eles devem ser fortemente acoplados a um campo de luz, lendo seu estado e trazendo a informação para um detector.

“O objetivo do projeto é estudar experimentalmente a possível realização de sensores quânticos baseados em átomos presos perto de uma superfície nanoestruturada de um microchip ou de um metamaterial fotônico. O candidato irá construir uma experiência para estudar as propriedades fotônicas do microchip, para resfriar opticamente os átomos até temperaturas de microkelvin e armadilhá-los perto do microchip, tentando realizar o forte acoplamento entre os átomos e os modos de luz plasmônica ou evanescente”, disse.

O trabalho será realizado no IFSC. Para se candidatar a este cargo, é preciso enviar uma carta de interesse, curriculum vitae e dados de contato de duas recomendações para philippe.courteille@ifsc.usp.br e bachelard.romain@gmail.com.

Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1346.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.