Pesquisa investiga possíveis impactos de mudanças na cobertura da terra da Amazônia na variabilidade de chuvas no Sudeste da América do Sul (Inpe)

Pós-Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre com Bolsa da FAPESP
24 de novembro de 2016

Pesquisa no Inpe investiga possíveis impactos de mudanças na cobertura da terra da Amazônia na variabilidade de chuvas no Sudeste da América do Sul

Pós-Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre com Bolsa da FAPESP

Pesquisa no Inpe investiga possíveis impactos de mudanças na cobertura da terra da Amazônia na variabilidade de chuvas no Sudeste da América do Sul

24 de novembro de 2016

Pesquisa investiga possíveis impactos de mudanças na cobertura da terra da Amazônia na variabilidade de chuvas no Sudeste da América do Sul (Inpe)

 

Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Metrologia/Ciência do Sistema Terrestre com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de novembro de 2016

O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático "Serviços climáticos através de coprodução de conhecimento". 

O projeto investiga possíveis impactos de mudanças na cobertura da terra da Amazônia na variabilidade de chuvas no Sudeste da América do Sul, aplicando técnicas de análise de redes complexas e modelos climáticos.

Para aprimorar a previsibilidade do clima em escalas anuais e décadas, pode ser de grande importância compreender o papel de possíveis mudanças na cobertura da terra nas características biofísicas da superfície terrestre. Especificamente, a floresta amazônica é conectada ao ciclo hidrológico continental, onde análises de redes complexas da reciclagem de água foram usadas para investigar as regiões de fonte, sumidouros ou regiões intermediárias do ciclo de precipitação. Particularmente, a degradação de extensas áreas da floresta amazônica pode reduzir significativamente a precipitação continental devido a declínios na evapotranspiração.

Dessa forma, ferramentas como redes complexas de reciclagem de umidade podem ser usadas complementando modelos climáticos em análises do transporte de umidade atmosférica e reciclagem baseadas em dados observacionais ou simulados na região.

O candidato deve ter conhecimentos de interação entre a superfície terrestre e o clima, valorizando-se fundamentalmente experiência prévia com modelagem de superfície terrestre, conhecimentos de modelos de vegetação dinâmica acoplados a modelos climáticos, programação computacional em Fortran 90 e análises e visualização de dados científicos em NCL ou GrADS.

O candidato deve ter doutorado há menos de sete anos em Ciências do Sistema Terrestre ou Ciências Ambientais, Computação Aplicada ou disciplinas relacionadas e experiência em modelagem da superfície terrestre; análises de sensibilidade de condições ambientais nas interações entre a superfície e a atmosfera ou experiência em modelagem atmosférica; estudos de aspectos da variabilidade de precipitação na América do Sul. Deve, ainda, ter capacidade demonstrada por meio da publicação de artigos.

Os interessados devem enviar carta de apresentação, descrevendo qualificações e interesses científicos; curriculum vitae resumido; indicação de dois nomes para referências pessoais e link para a página pessoal em sites como Research Gate, Google Scholar ou Academia.edu, se disponível, para celso.vonrandow@inpe.br ou iracema.cavalcanti@cptec.inpe.br. Os arquivos devem estar em formato PDF e e-mail deve ser identificado com o título "PD FAPESP CCST/INPE".

A oportunidade está publicada em: www.fapesp.br/oportunidades/1333

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.