Centro de Pesquisa apoiado pela FAPESP e GSK, na UFSCar, oferecem três oportunidades de bolsa; prazo de inscrição encerra em 5 de novembro (Foto:Departamento de Química UFSCar/Sonia Biaggio)

Pós-Doutorado em Química Orgânica e Materiais Nanoestruturados
03 de novembro de 2016

Centro de Pesquisa apoiado pela FAPESP e GSK, na UFSCar, oferecem três oportunidades de bolsa; prazo de inscrição encerra em 5 de novembro

Pós-Doutorado em Química Orgânica e Materiais Nanoestruturados

Centro de Pesquisa apoiado pela FAPESP e GSK, na UFSCar, oferecem três oportunidades de bolsa; prazo de inscrição encerra em 5 de novembro

03 de novembro de 2016

Centro de Pesquisa apoiado pela FAPESP e GSK, na UFSCar, oferecem três oportunidades de bolsa; prazo de inscrição encerra em 5 de novembro (Foto:Departamento de Química UFSCar/Sonia Biaggio)

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa Aplicada Colaborativa em Química Sustentável (CERSusChem,na sigla em inglês) , na sigla em inglês), apoiado pela FAPESP e a GlaxoSmithKline Brasil (GSK) no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), oferece três oportunidades de Pós-Doutorado com bolsa da Fundação.

Os três bolsistas integrarão a equipe de pesquisadores do CERSusChem no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que sedia o Centro.

São duas oportunidades na área de Síntese Orgânica e uma na área de Materiais Nanoestruturados. Os prazos de inscrição para as três bolsas encerra em 5 de novembro.

A primeira bolsa na área de Síntese Orgânica está vinculada à investigação de novas metodologias para síntese e funcionalização de sistemas heterocíclicos sob condições fotoquímicas em regime de fluxo contínuo.

Os candidatos a esta bolsa devem ter título de doutor há no máximo sete anos, no país ou no exterior, e experiência comprovada no desenvolvimento de reações realizadas em regime de fluxo contínuo e/ou fotocatálise. Experiência direta em preparação de moléculas bioativas será considerada um adicional.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae resumido, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto, em formato PDF, para o pesquisador principal do projeto, Marcio W. Paixão, no endereço cersuschem@ufscar.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1290/.

A segunda bolsa em Síntese Orgânica está relacionada à investigação de novas metodologias de ativação carbono-hidrogênio (CH) para a funcionalização de pequenas moléculas e em especial de sistemas heterocíclicos.

O bolsista deve ter título de doutor há no máximo sete anos, no Brasil ou no exterior, e experiência comprovada no desenvolvimento de reações de ativação CH. Experiência direta em preparação de moléculas bioativas será considerada um adicional.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae resumido, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto em formato PDF, para o pesquisador principal, Arlene G. Corrêa, no endereço cersuschem@ufscar.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1291/.

A terceira bolsa de Pós-Doutorado oferecida pelo CERSusChem está ligada à área de Materiais Nanoestruturados.

O bolsista selecionado deverá investigar a síntese e caracterização desses compósitos magnéticos, bem como a preparação de nitretos de carbono grafíticos suportados nesses materiais descritos anteriormente. Esses materiais serão aplicados em reações de fotocatálise e eletrocatálise de moléculas pequenas e na catálise heterogênea de reações de valorização de moléculas orgânicas oriundas da biomassa.

O bolsista, que poderá ser brasileiro ou estrangeiro altamente qualificado, integrará a equipe de pesquisadores do CERSusChem, localizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os candidatos devem possuir título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, e experiência comprovada na síntese e caracterização de sólidos microporosos (zeólitas e zeotipos) e mesoporosos (SiO2, ZrO2, TiO2) magneticamente recuperáveis para aplicação em catálise. Experiência direta em processos catalíticos heterogêneos (tanto sólido-líquido quanto sólido-gás) envolvendo pequenas moléculas será considerada um adicional.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae resumido, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto, em formato PDF, para a pesquisadora principal, Lucia Helena Mascaro Sales, no endereço cersuschem@ufscar.br.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1301/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.