Reflexões sobre o Ensino de Física
16 de agosto de 2016

Professor Gil da Costa Marques será o palestrante em evento no Instituto de Física da USP

Reflexões sobre o Ensino de Física

Professor Gil da Costa Marques será o palestrante em evento no Instituto de Física da USP

16 de agosto de 2016

 

Agência FAPESP – “Reflexões sobre o Ensino de Física” será o tema do próximo colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no dia 18 de agosto de 2016, às 16h.

O palestrante será Gil da Costa Marques, professor titular do IFUSP, que analisará problemas relativos ao ensino de física no Brasil.

“Primeiramente, consideraremos as ações dos governos federal e estadual, das universidades e dos cursos de licenciatura. A seguir, falaremos de três problemas específicos relativos à formação dos professores: o excesso de disciplinas pedagógicas, a falta de domínio dos conteúdos e a deficiência no formalismo matemático. Abordaremos, na terceira parte, a questão do ensino a distância. Finalmente, apresentaremos algumas iniciativas do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), dando destaque à produção de material didático”, disse Marques.

Marques foi presidente da Sociedade Brasileira de Física e da Federação Latino-Americana de Física. Foi diretor do Instituto de Física da USP por dois mandatos. É pesquisador emérito do CNPq e membro associado da Academia Brasileira de Ciências. É autor de seis livros de Física e Matemática. Foi coordenador do primeiro curso a distância na USP (Licenciatura em Ciências). Foi coordenador do programa Redefor (voltado para capacitação de professores da rede pública). Atualmente, é coordenador do curso de licenciatura de física da Univesp. Criou e dirige o Cepa há quase 20 anos.

A palestra será transmitida ao vivo pelo endereço: http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=33835.

O evento será realizado no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, rua do Matão, 1.371 - travessa R, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://portal.if.usp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.