Bolsista integrará projeto "Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa", no âmbito do BIOTA-FAPESP (foto: Léo Ramos/FAPESP)

Oportunidade de Pós-Doutorado em Ecologia/Geociência
13 de abril de 2016

Bolsista integrará projeto "Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa", no âmbito do BIOTA-FAPESP

Oportunidade de Pós-Doutorado em Ecologia/Geociência

Bolsista integrará projeto "Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa", no âmbito do BIOTA-FAPESP

13 de abril de 2016

Bolsista integrará projeto "Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa", no âmbito do BIOTA-FAPESP (foto: Léo Ramos/FAPESP)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Ecologia/Geociências com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 20 de abril.

O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático "Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa", desenvolvido no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP.

O projeto busca entender a história evolutiva, ecológica e ambiental da Amazônia por meio de uma abordagem comparativa, integrando sistemática e filogenética, estrutura e funcionamento dos ecossistemas, geologia e história paleoambiental, modelagem do sistema terrestre e sensoriamento remoto.

O pós-doutorando avaliará a atual distribuição das variáveis ambientais e estrutura da superfície da bacia do Amazonas e sua relação com os processos evolutivos e geológicos subjacentes. Serão empregados conjuntos de dados integrados de sensores ópticos e de micro-ondas para gerar produtos que irão apoiar a investigação biogeográfica na bacia amazônica.

O bolsista selecionado deverá desenvolver novos e criativos métodos para derivar conjuntos de dados, utilizando múltiplos sensores e informações multitemporais em múltiplas escalas espaciais, integrados às demandas e atividades de outros membros do projeto.

O bolsista deve ser capaz de divulgar seus resultados em publicações em revistas internacionais de renome e apresentações em conferências científicas internacionais.

Os candidatos devem ter doutorado em Ecologia, Geografia, Geologia, Ciências Ambientais e áreas afins, com demonstrada experiência em processamento e análise de dados de sensoriamento remoto a partir de diversas fontes.

Devem também estar familiarizados com todos os principais pacotes de software de sensoriamento remoto e ter um sólido conhecimento de ecologia tropical e/ou história natural, bem como um histórico de publicação em revistas internacionais.

Qualificações adicionais incluem experiência anterior com sensoriamento remoto de micro-ondas e/ou processamento de grandes volumes de dados, além de habilidades estatísticas e em programação (R, Python, IDL).

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículum vitae ou link para o Currículo Lattes, cópias de até duas publicações e nomes de três contatos que possam fornecer carta de recomendação mediante solicitação para Thiago Sanna Freire Silva, um dos pesquisadores principais do projeto, no endereço tsfsilva@rc.unesp.br.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1065/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.