Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático sobre políticas de incentivo a viagens não motorizadas desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford (foto: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes na USP São Carlos com bolsa da FAPESP
24 de fevereiro de 2016

Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford

Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes na USP São Carlos com bolsa da FAPESP

Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford

24 de fevereiro de 2016

Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático sobre políticas de incentivo a viagens não motorizadas desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Grupo de Planejamento de Transportes do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos) oferece uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado na área de Engenharia de Transportes. O prazo de inscrição encerra em 29 de fevereiro.

O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático da FAPESP "DEPICT: Desenho e Implantação de Políticas para incentivo a viagens não motorizadas".

O projeto de pesquisa envolve colaboração entre pesquisadores das universidades de São Paulo, Utrecht e Oxford e a análise das estratégias de planejamento adotadas nas cidades de São Carlos e São Paulo (SP), Groningen, Amsterdam e Houten (Holanda) e Londres (Inglaterra), no que se refere ao lado "hardware" dos modos de transporte (ciclovias, paraciclos) e "software" (políticas, práticas e apoio governamental), identificando formas bem-sucedidas para estimular o uso da bicicleta.

Mais especificamente, o projeto tentará: a) Medir em São Paulo a exposição ao ruído e níveis de estresse de ciclistas e b) Investigar o papel da perspectiva do usuário nas estratégias de planejamento adotadas pelos municípios estudados.

O candidato selecionado conduzirá revisão bibliográfica, coleta de dados e análise de dados para as atividades principais da pesquisa. A investigação acerca das estratégias de planejamento será realizada com base em observação e consulta às prefeituras e outros grupos envolvidos no planejamento da mobilidade nos municípios.

Entrevistas estruturadas e/ou grupos focais serão agendados com as partes interessadas. Um sensor móvel, espacialmente referenciado, será usado para medir a exposição ao ruído. Os níveis de estresse de ciclistas serão medidos por sensores que identificam funções corporais como indicadores de estresse.

Adicionalmente, o candidato selecionado será responsável pela preparação de workshops para garantir o envolvimento das partes interessadas e aumentar a disseminação da pesquisa.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em Engenharia de Transportes, ou área relacionada, e ter experiência em planejamento de transporte cicloviário. Exige-se dedicação integral às atividades do projeto. Outras exigências também se aplicam, conforme normas da FAPESP em http://fapesp.br/bolsas/pd.

Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas, em um único arquivo para o e-mail do pesquisador responsável pelo temático, Antônio Nélson Rodrigues da Silva (anelson@sc.usp.br).

Mais informações podem ser obtidas por meio de consulta ao pesquisador responsável (anelson@sc.usp.br) ou a Gustavo Garcia Manzato (gusmanzato@feb.unesp.br).

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1012/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.