Vagas na área de microeletrônica são oferecidas pela Escola Politécnica, com bolsa da FAPESP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Duas oportunidades de Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na USP
11 de dezembro de 2015

Vagas na área de microeletrônica são oferecidas pela Escola Politécnica, com bolsa da FAPESP

Duas oportunidades de Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na USP

Vagas na área de microeletrônica são oferecidas pela Escola Politécnica, com bolsa da FAPESP

11 de dezembro de 2015

Vagas na área de microeletrônica são oferecidas pela Escola Politécnica, com bolsa da FAPESP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

 

Agência FAPESP – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP) recebe inscrições, até o dia 15 de dezembro, para duas vagas de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP.

As oportunidades são oferecidas no âmbito do Projeto Temático Desenvolvimento de Instrumentação Científica para o Experimento ALICE do LHC-CERN e terão duração de 24 meses.

O objetivo das atividades a serem realizadas pelos bolsistas é pesquisar como o ASIC proposto para ser utilizado no TPC do experimento ALICE pode ser adaptado a outras aplicações, de forma que a tecnologia e os circuitos desenvolvidos possam ser absorvidos pela indústria brasileira e por outros centros de pesquisa.

A adaptação do ASIC envolverá a utilização dos blocos funcionais IPs projetados, tais como Charge Sensitive Amplifier, Semi-Gaussian Shaper e Digital-to-Analog Converter.

Os requisitos para uma das vagas são: doutorado recente em microeletrônica, em um tópico relacionado ao design analógico; bons conhecimentos de inglês; ao menos uma publicação em revista indexada de alta qualidade na área de microeletrônica; experiência com simulações de AMS; experiência com design analógico/RF, layout e ferramentas; excelentes habilidades de programação em Verilog-A, Matlab; excelente conhecimento em algoritmos de otimização e sua aplicação no projeto de circuitos microeletrônicos; e experiência em testes de equipamentos eletrônicos.

Os requisitos para a outra vaga são: doutorado recente em microeletrônica, em um tópico relacionado ao design analógico; bons conhecimentos de inglês; ao menos uma publicação em revista indexada de alta qualidade na área de microeletrônica; excelente conhecimento em design de circuitos de baixo ruído; bons conhecimentos do programa Cadence Analog Flow; experiência em eletrônica de detectores gasosos; experiência com o projeto e testes de conversores analógico-digitais; e experiência com layout analógico de dispositivos CMOS.

Candidatos interessados devem enviar mensagem para o Professor Wilhelmus Van Noije, coordenador do Projeto Temático: noije@lsi.usp.br.

As oportunidades estão publicadas no endereço www.fapesp.br/oportunidades/980.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.