O bolsista estará ligado ao projeto “Sequências repetitivas em Sapindales: impactos evolutivos em uma escala global" (foto: Sapindales/Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado no Instituto de Biociências da USP
16 de novembro de 2015

Selecionado atuará na área de Citogenética Vegetal com bolsa da FAPESP; inscrições encerram em 21 de novembro

Pós-Doutorado no Instituto de Biociências da USP

Selecionado atuará na área de Citogenética Vegetal com bolsa da FAPESP; inscrições encerram em 21 de novembro

16 de novembro de 2015

O bolsista estará ligado ao projeto “Sequências repetitivas em Sapindales: impactos evolutivos em uma escala global" (foto: Sapindales/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP) oferece oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado na área de Citogenética Vegetal, no âmbito do Projeto Temático Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical, apoiado pela FAPESP. As inscrições encerram em 21 de novembro.

O bolsista estará ligado ao projeto “Sequências repetitivas em Sapindales: impactos evolutivos em uma escala global”. As Sapindales apresentam número cromossômico e tamanho do genoma altamente variável e essas carcterísticas geralmente estão associadas a sequências repetitivas.

A proposta de trabalho visa: analisar o tamanho do genoma por citometria de fluxo em representantes das diferentes famílias da ordem Sapindales e determinar o número cromossômico a partir de técnicas de coloração convencional; reconhecer sequências de DNA repetitivo de interesse em espécies selecionadas (e.g., elementos transponíveis e DNA-satélite) mediante sequenciamento de nova geração e mapeamento físico usando FISH; e estudar a relação entre a variação do conteúdo de DNA e a diversidade cariotípica das espécies e gêneros selecionados.

As atividades a serem desenvolvidas incluem o uso de técnicas usuais em citogenética, assim como de citometria de fluxo, FISH e sequenciamento de nova geração.

Os candidatos à vaga devem ter título de doutor em Citogenética, Sistemática, Filogenética, Biologia Evolutiva ou áreas correlatas, com tese desenvolvida em Citogenética de plantas. O título não pode ter sido obtido há mais de três anos da data-limite para inscrição.

Devem, ainda, ter publicação em citogenética usando FISH (se em Sapindales, será um diferencial) e experiência com técnicas de citogenética vegetal usando fluorescência (e.g., FISH) e citometria de fluxo (conhecimento de técnicas de sequenciamento de nova geração será um diferencial).

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/954.

Os interessados devem enviar para os e-mails do pesquisador principal José R. Pirani (pirani@usp.br) e do pesquisador Pedro Dias (pdias@usp.br) carta de intenção, com apresentação pessoal, de no máximo uma página A4, com as razões para a inscrição; curriculum vitae com lista de publicações (incluindo os links DOI); e cópias de três publicações selecionadas, da tese de doutorado e do título de doutor ou ainda uma declaração com a data em que a tese será defendida (até 30 de novembro de 2015).

Devem, ainda, fornecer nomes de duas referências pessoais (com endereços eletrônicos). A documentação deve estar em formato PDF, marcada com "FAPESP 2014/18002-2 - PD4 - Cytogenetics" no campo assunto.

Para mais informações, os interessados deverão enviar e-mail para o endereço pirani@usp.br ou pdias@usp.br.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.