A procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0
26 de outubro de 2015

IFUSP realiza palestra sobre os trabalhos de grupo de pesquisa do IAG para tentar descobrir um exoplaneta semelhante à Terra

A procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0

26 de outubro de 2015

Agência FAPESP – “A procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0” será o tema do Colóquio do Instituto de Física da USP no dia 29 de outubro de 2015, às 16h.

O palestrante será Jorge Melendez Moreno, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Há 20 anos, no mês de outubro, ocorreu a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar que orbita uma estrela de tipo solar. Atualmente, são conhecidos quase 2 mil desses exoplanetas, porém nenhum desses pode ser considerado uma "Terra 2.0", segundo Moreno.

Na palestra, o pesquisador descreverá os esforços do grupo que integra no IAG para a descoberta de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0.

A palestra será no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física (rua do Matão, Travessa R, nº 187, Cidade Universitária), com entrada franca. Também será transmitido pela internet, em iptv.usp.br.