A pesquisa incluirá a obtenção e o sequenciamento de transcriptomas de Leishmania (imagem: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Parasitologia na USP com Bolsa da FAPESP
20 de agosto de 2015

Bolsista integrará grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que investiga a Leishmania

Pós-Doutorado em Parasitologia na USP com Bolsa da FAPESP

Bolsista integrará grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que investiga a Leishmania

20 de agosto de 2015

A pesquisa incluirá a obtenção e o sequenciamento de transcriptomas de Leishmania (imagem: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Departamento de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), oferece oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado em Parasitologia. As inscrições encerram em 1º de setembro.

O bolsista trabalhará junto com a equipe de pesquisadores envolvidos no Projeto Temático "Investigação sobre fatores e mecanismos do controle de expressão gênica em Leishmania: do papel de modificações pós-traducionais, RNAs não codificadores, cis-elementos e amplificação gênica" , apoiado pela FAPESP.

Leishmania é um eucarioto ancestral e um parasito de relevância médica. Como organismo modelo torna-se interessante por exibir vários processos moleculares ímpares. Entre os objetivos da pesquisa está o de decifrar mecanismos moleculares que expliquem a regulação pós-transcricional da expressão gênica em Leishmania.

O projeto de pesquisa do bolsista tem como objetivo identificar e estudar o repertório de RNAs não codificantes (ncRNAs) envolvidos no controle da expressão gênica e sua possível relevância na adaptação do parasita aos hospedeiros.

A pesquisa incluirá a obtenção e o sequenciamento de transcriptomas de Leishmania (em sistemas de highthroughput), a identificação de trans-reguladores, redes de proteínas e RNAs e estudos funcionais por genética reversa.

Os candidatos devem ter Doutorado em Parasitologia, Bioquímica, Genética, Biologia Molecular ou áreas afins. Será dada preferência a indivíduos com experiência comprovada em parasitologia molecular. Conhecimento em biologia molecular é necessário. Experiência com parasitas protozoários, genômica e habilidades computacionais relacionadas são fortemente encorajadas.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/856.

Os interessados devem enviar carta de intenções, curriculum vitae com lista de publicações, cópia do diploma de doutorado e cartas de recomendações de dois profissionais (com os respectivos endereços de e-mail) para a pesquisadora principal do projeto, Angela Kaysel Cruz, no endereço akcruz@fmrp.usp.br.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.