Palestras com Carl Johnson, da Vanderbilt University
31 de julho de 2015

Especialista em ritmos circadianos falará sobre cronobiologia e bioluminescência na UFSCAr Sorocaba

Palestras com Carl Johnson, da Vanderbilt University

Especialista em ritmos circadianos falará sobre cronobiologia e bioluminescência na UFSCAr Sorocaba

31 de julho de 2015

 

Agência FAPESP – O professor Carl Johnson, da Vanderbilt Universit, Estados Unidos, ministrará duas palestras no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no dia 3 de agosto de 2015.

Um dos principais especialistas no mundo em ritmos circadianos, Johnson falará sobre “Adventures in Chronobiology”, às 10h, e sobre “BRET – Bioluminescence Ressonance Energy Transfer”, às 16h.

Johnson virá ao Brasil como parte de um projeto de pesquisa apoiado por meio do acordo de cooperação entre a FAPESP e a Vanderbilt University. O projeto tem como pesquisadores principais Johnson e Vadim Viviani, da UFSCar.

“O projeto investiga a bioquímica da bioluminescência de larvas de um díptero que vive nas montanhas Apalaches, nos Estados Unidos. É o inseto que produz a luz mais azul entre os organismos terrestres”, disse Viviani.

A bioquímica do organismo foi pioneiramente investigada por Viviani em colaboração com os falecidos Therese Wilson e J. Woodland Hastings, na Harvard University. “A investigação desse novo sistema deverá levar ao desenvolvimento de novos biossensores bioluminescentes”, disse Viviani.

O evento é gratuito e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental e pelo Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia de Sistemas Bioluminescentes.

As palestras serão realizadas no Anfiteatro da UFSCar-Sorocaba, Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110, Bairro do Itinga.

Mais informações: viviani@ufscar.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.