Projeto Temático seleciona bolsista para pesquisa com Isolamento de metabólitos bioativos polares na USP em São Carlos (foto: FAPESP)

Pós-Doutorado em Química Orgânica com Bolsa da FAPESP
15 de maio de 2015

Projeto Temático seleciona bolsista para pesquisa com Isolamento de metabólitos bioativos polares na USP em São Carlos

Pós-Doutorado em Química Orgânica com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático seleciona bolsista para pesquisa com Isolamento de metabólitos bioativos polares na USP em São Carlos

15 de maio de 2015

Projeto Temático seleciona bolsista para pesquisa com Isolamento de metabólitos bioativos polares na USP em São Carlos (foto: FAPESP)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Componentes da biodiversidade, e seus caracteres metabólicos, de ilhas do Brasil – uma abordagem integrada”, apoiado pela FAPESP no âmbito do programa BIOTA-FAPESP, dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

O Temático é coordenado pelo professor Roberto Berlinck. O bolsista selecionado atuará no projeto de pesquisa “Isolamento de Metabólitos Bioativos Polares”.

O candidato deve ter experiência em química de produtos naturais, particularmente na separação, purificação e identificação de metabólitos inéditos e/ou microrganismos e no isolamento de metabólitos solúveis em água ou extremamente polares, com amplo conhecimento em eliminação de sais e na seleção de estratégias apropriadas para separação e purificação.

É necessário conhecimento no emprego de diferentes fases estacionárias de cromatografia de permeação em gel, adsorção polimérica, cromatografia de troca iônica e de fase reversa por HPLC.

O bolsista deverá desenvolver projetos de isolamento de metabólitos bioativos a partir de invertebrados marinhos e microrganismos. Assim, são necessários conhecimentos de microbiologia, incluindo a purificação de linhagens microbianas, a seleção de condições adequadas de crescimento microbiano, armazenamento e preservação de linhagens microbianas em condições adequadas para a realização de múltiplos experimentos de crescimento, bem como conhecimento de técnicas tradicionais de manipulação microbiológica.

Para a inscrição, os candidatos precisam apresentar os seguintes documentos: curriculum vitae sumarizado (máximo de quatro páginas), duas cartas de recomendação, e um plano de trabalho, de uma página, de proposta a ser desenvolvida pelo candidato, objetivando a descoberta de produtos naturais bioativos. Essa proposta deve ser apresentada considerando a utilização e/ou aplicação de pelo menos um dos seguintes grupos de ensaios biológicos: anti-parasíticos (Leishmania sp. e Trypanosoma sp.), anti-fúngico (patógenos humanos), anti-bacteriano (resistente a antibióticos), anti-cancer ou anti-inflamatório.

A inscrição e documentação deverá ser encaminhada para o professor Roberto Berlinck (rgsberlinck1010@hushmail.com).

A data-limite para inscrição é 30 de junho de 2015. A oportunidade de bolsa, com a relação dos documentos necessários para inscrição, está publicada em http://fapesp.br/oportunidades/819.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.