Pesquisa sobre a utilização de gás ionizado para destruir bactérias que contaminam dentes e gengivas foi escolhida para representar o Brasil em reunião anual da International Association for Dental Research (foto: Juliana Delben)

Plasma poderá ser usado no combate ao biofilme bucal
12 de dezembro de 2014

Plasma poderá ser usado no combate ao biofilme bucal

12 de dezembro de 2014

Por José Tadeu Arantes

Agência FAPESP – Plasma de baixa temperatura, obtido a partir da ionização de gás de argônio, poderá tornar-se uma alternativa para a eliminação do biofilme bucal – o agregado de microrganismos que cresce no interior da boca, comprometendo a saúde de dentes, implantes e gengivas.

O procedimento mostrou-se efetivo contra microrganismos em aplicações de apenas alguns segundos, tornando-o inovador quando comparado às terapias convencionais.

Pesquisa a respeito, desenvolvida pela pós-doutoranda Juliana Aparecida Delben, da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Araraquara, foi premiada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e selecionada como um dos dois trabalhos que deverão representar o Brasil na reunião anual da International Association for Dental Research (IADR), agendada para março de 2015, em Boston, Estados Unidos. O pós-doutorado tem o apoio da FAPESP.

“Em laboratório, fizemos crescer o biofilme sobre um disco de resina acrílica, que simula o desenvolvimento do agregado de microrganismos na cavidade oral. Trata-se de um modelo já bem estabelecido na literatura. A mesma dose de plasma foi empregada depois em um epitélio oral reconstituído em laboratório a partir de células humanas, com o objetivo de testar a toxicidade do procedimento”, explicou Delben à Agência FAPESP.

O procedimento mostrou eficácia no combate a um biofilme maduro, resistente à erradicação por meio de antibióticos. Ao mesmo tempo, os testes com o epitélio reconstituído não evidenciaram nenhum sinal de necrose (morte celular) ou apoptose (autodestruição celular ordenada). “As células continuaram com sua função preservada”, disse a pesquisadora.

O plasma utilizado foi obtido por meio da ionização de gás de argônio, dando origem a íons, radicais livres, elétrons e radiação eletromagnética – sendo essa combinação de agentes efetiva para combate a bactérias e fungos.

“Além disso, com a aplicação do plasma, ocorre, no interior do biofilme, a formação de espécies reativas de oxigênio, que provavelmente causam dano no DNA e ruptura da estrutura protetora dos microrganismos, eliminando uma quantidade significativa deles”, informou Delben.

Esse tipo de plasma já é usado na dermatologia para tratar feridas crônicas, que não saram por causa da contaminação bacteriana. Em algumas aplicações dermatológicas, foi constatado que, ao mesmo tempo em que elimina o biofilme, o plasma estimula a multiplicação das células saudáveis, favorecendo a regeneração do tecido. Mas, para que o procedimento possa ser considerado plenamente seguro, a possibilidade de mutação celular durante o processo de multiplicação precisa ser investigada.

Tal investigação é um dos próximos passos idealizados por Delben. O trabalho dela foi orientado por Carlos Eduardo Vergani, professor titular da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara. E contou com a colaboração de Simone Duarte, pesquisadora da New York University, e supervisora de Delben durante estágio na universidade norte-americana.