Serão financiados dois projetos de colaborações entre os programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity (foto: BIOTA-FAPESP)

FAPESP e NSF anunciam resultado de chamada em biodiversidade
08 de setembro de 2014

Serão financiados dois projetos de colaborações entre os programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity

FAPESP e NSF anunciam resultado de chamada em biodiversidade

Serão financiados dois projetos de colaborações entre os programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity

08 de setembro de 2014

Serão financiados dois projetos de colaborações entre os programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity (foto: BIOTA-FAPESP)

 

Agência FAPESP – A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, anunciam o resultado de chamada de propostas de cooperação científica, por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity, lançada em dezembro de 2013. 

Como previsto na chamada, foram selecionados dois projetos colaborativos de cientistas dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo. Cada um poderá receber financiamento de até US$ 2 milhões de parte da FAPESP (para pesquisadores em São Paulo) e de até US$ 2 milhões da NSF (para pesquisadores dos Estados Unidos).

A seleção de propostas FAPESP-NSF está baseada em uma chamada mais ampla publicada anualmente pelo programa Dimensions of Biodiversity, voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF ou lançada em parceria com outras instituições.

Propostas selecionadas: 

Pesquisadores
Título do projeto 
Massuo Jorge Kato
IQ/USP

Lee A. Dyer
University of Nevada / Reno
Dimensions US-BIOTA São Paulo: Diversidade de interações multitróficas quimicamente mediadas em gradientes nos trópicos

Nº do processo FAPESP: 2014/50316-7
Siu Mui Tsai
IQ/USP

Jorge Mazza Rodrigues
University of Texas at Arlington
Dimensions US-BIOTA São Paulo: Integrando as dimensões da biodiversidade microbiana ao longo de áreas de alteração do uso da terra em florestas tropicais

Nº do processo FAPESP: 2014/50320-4


A chamada de propostas está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/8409
 

Dimensions seleciona 12 propostas

O programa Dimensions of Biodiversity está voltado aos mais desconhecidos aspectos da biodiversidade e apoia pesquisas em um amplo espectro que abrange de genes a espécies e ecossistemas, de modo a integrar tanto aspectos descritivos como funcionais da biodiversidade do planeta.

A seleção de propostas FAPESP-NSF se insere em uma chamada publicada anualmente pelo Dimensions of Biodiversity. Essa chamada é voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF em parceria com outras instituições, como a FAPESP e National Natural Science Foundation da China. Na atual chamada, 12 propostas foram selecionadas.

“Esse conjunto entusiasmante de projetos vai acelerar nossa compreensão da biodiversidade pelas várias disciplinas, por eixos de complexidade organizacional e por escalas de tempo e espaço”, disse Penny Firth, diretora da Divisão de Biologia Ambiental da NSF. “Com esse programa, estamos testemunhando uma transformação em nossa capacidade coletiva de integrar abordagens e perspectivas.”

Mais informações: http://www.nsf.gov/funding/pgm_summ.jsp?pims_id=503446

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.