Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde
19 de setembro de 2013

Seminário na Câmara Municipal de São Paulo apresentará resultados de pesquisa sobre o impacto da poluição atmosférica na saúde da população do Estado de São Paulo

Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde

Seminário na Câmara Municipal de São Paulo apresentará resultados de pesquisa sobre o impacto da poluição atmosférica na saúde da população do Estado de São Paulo

19 de setembro de 2013

 

Agência FAPESP – Os resultados de um estudo sobre a relação entre mortes, adoecimento e poluição atmosférica no Estado de São Paulo serão divulgados na próxima segunda-feira (23/09), durante o seminário Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde, na Câmara Municipal de São Paulo.

“Esta é a primeira vez em que é divulgada uma avaliação do impacto da poluição atmosférica sob a visão de saúde no Estado”, afirmou a médica Evangelina Vormittag, presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, responsável pela realização do seminário. “Poucas pessoas sabem, mas anualmente morrem 15 mil pessoas no Estado em decorrência da poluição, número que supera a morte por acidentes – de cerca de 7.800.”

A pesquisa, intitulada “Avaliação do impacto da poluição atmosférica sob a visão da saúde no Estado de São Paulo”, realizada com informações de 2006 a 2011, utiliza como base a análise do poluente PM 2,5 (material particulado) comparada aos níveis considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para apresentar dados sobre adoecimento, mortalidade e gastos públicos atribuídos à poluição.

O professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Paulo Saldiva, responsável por projetos que contam com apoio da FAPESP, e Cristina Guimarães Rodrigues, pesquisadora da Faculdade de Economia e Administração da USP, colaboraram com o estudo.

Saldiva também será o mediador de um debate, durante o seminário do dia 23, com a participação de dois gerentes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o coordenador do Movimento Nossa São Paulo.

O evento é aberto a pesquisadores, professores, jornalistas, cidadãos e representantes da sociedade civil e do governo. A inscrição deve ser feita pelo link http://migre.me/fTKOy.

A programação completa pode ser conferida em www.saudeesustentabilidade.org.br/index.php/instituto-celebra-5-anos-com-lancamento-de-pesquisa-sobre-os-impactos-da-poluicao-atmosferica-na-saude/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.