Cláudio de Oliveira, do Instituto de Biociências, atuará junto ao Museu de História Natural do instituto norte-americano (Unesp)

Docente da Unesp é nomeado professor associado do Smithsonian
30 de agosto de 2013

Docente da Unesp é nomeado professor associado do Smithsonian

30 de agosto de 2013

Agência FAPESP – O professor Cláudio de Oliveira, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, foi nomeado pesquisador associado do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian Institution, importante centro de pesquisas mantido e administrado pelo governo dos Estados Unidos.

Atuando em linhas de pesquisas que envolvem evolução, taxonomia, sistemática, genética e citogenética dos peixes, Oliveira possui mais de 200 artigos científicos publicados em periódicos especializados e é pesquisador responsável do Projeto Temático “Biodiversidade e relações filogenéticas dos gêneros Astyanax, Hemigrammus, Hyphessobrycon e Moenkhausia (Characiformes: Characidae)”, apoiado pela FAPESP.

“Esse contato tem um potencial muito positivo para os estudos que a Unesp desenvolve na área de vertebrados”, disse Oliveira.

De acordo com a Unesp, um dos fatores considerados para a indicação do nome de Oliveira foi a colaboração em projetos de pesquisa conjuntos ao longo de mais de uma década.

Neste ano, a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, aprovou um projeto internacional para o estudo de aspectos da evolução morfológica e de genomas de peixes neotropicais. A parceria, da qual Oliveira é um dos proponentes, possibilitará maior intercâmbio e acesso a laboratórios parceiros.

O Smithsonian Institution foi fundado em 1846 e engloba 19 museus e galerias e nove centros de pesquisa. O Museu Nacional de História Natural foi inaugurado em 1910 e conta com mais de 126 milhões de itens de ciência natural (entre espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas e meteoritos) e de objetos feitos pelo homem.

Mais informações: www.unesp.br/portal#!/noticia/11768/professor-da-unesp-colabora-com-national--smithsonian-institute/