Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina, coordenará o projeto (imagem: UCSD)

Ribeirão Preto ganha grupo de estudos sobre neurociência
27 de agosto de 2013

Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina, coordenará o projeto

Ribeirão Preto ganha grupo de estudos sobre neurociência

Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina, coordenará o projeto

27 de agosto de 2013

Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina, coordenará o projeto (imagem: UCSD)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) obteve a aprovação para a criação do grupo de estudo Reflexões em Neurociência Contemporânea, que terá base em Ribeirão Preto.

O grupo será coordenado pelo neurofisiologista Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pesquisador responsável do Projeto Temático “Neurociências, epilepsia e arte. Caracterização interdisciplinar da cepa WAR e modelos de epilepsia correlacionados. As oficinas Da Vinci, divulgação científica e quebras de estigmas da epilepsia”, apoiado pela FAPESP.

O propósito do grupo é discutir as funções e disfunções do cérebro a partir de uma visão integrada e transdisciplinar. Serão levados em conta aspectos subjacentes às análises de vários campos do conhecimento, conceitos filosóficos e características do comportamento humano, entre os quais: história da arte, história da ciência, consciência, livre-arbítrio, moralidade, violência e tomada de decisão.

As discussões serão baseadas nas abordagens de autores como o biólogo americano Edward O. Wilson, o neurocientista britânico Francis Click (1916-2004), o físico americano Thomas S. Kuhn (1922-1996), o biólogo britânico Denis Noble, o professor de neuroestética Semir Zeki, da University College London, e a escritora americana Anne Fadiman.

Entre as atividades já definidas para o grupo estão o simpósio internacional NEWroscience 2013 – Epilepsies: Complexity and Comorbidities, que ocorrerá entre 18 e 21 de setembro na FMRP, a organização de mesas-redondas sobre assuntos polêmicos relacionados à neurociência na contemporaneidade e a divulgação da 3ª Semana Nacional Cérebro, prevista para março de 2014.

Mais informações: www.iea.usp.br/noticias/criado-grupo-de-estudos-sobre-neurociencia-no-polo-ribeirao-preto
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.