Acordo com universidade do Canadá prevê que, inicialmente, brasileiros utilizarão laboratório canadense (Wikimedia)

Unesp e Université Laval criarão centro de pesquisa em fotônica
17 de julho de 2013

Acordo prevê uso de laboratório canadense por brasileiros

Unesp e Université Laval criarão centro de pesquisa em fotônica

Acordo prevê uso de laboratório canadense por brasileiros

17 de julho de 2013

Acordo com universidade do Canadá prevê que, inicialmente, brasileiros utilizarão laboratório canadense (Wikimedia)

 

Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Université Laval, do Canadá, firmaram um acordo para a criação de uma Unidade Internacional Mista de Pesquisa (Uimp) na área de Fotônica.

Inicialmente, as duas instituições mobilizarão recursos para permitir que pesquisadores e estudantes brasileiros utilizem o Center for Optics, Photonics and Lasers (COPL), laboratório de referência mundial em pesquisas nessa área.

Segundo o professor Younès Messaddeq, do Instituto de Química de Araraquara e coordenador da linha de pesquisa em Materiais Fotônicos do centro canadense, o projeto é inédito no Brasil e as tecnologias e patentes resultantes da parceria pertencerão à Unesp.

“O pesquisador brasileiro poderá se inscrever para realizar projetos dentro do Canadá, uma vez que será considerado um professor da Université Laval. Ele deverá permanecer períodos mínimos de três meses no país. A ideia é manter um fluxo contínuo entre Brasil e Canadá. Pretende-se também utilizar a parceria para potencializar a submissão de projetos às agências de fomento brasileiras”, disse Messaddeq.

A parceria também prevê a ampliação da estrutura de laboratórios do campus de Botucatu da Unesp para que parte das pesquisas seja desenvolvida no Brasil.

“Com essa Uimp, queremos focar em assuntos de interesse comum das duas instituições, criar patentes que gerem recursos e beneficiem 50% a Unesp e 50% a Université Laval”, afirmou Messaddeq.

Com o laboratório especializado em fotônica, Messaddeq prevê o desenvolvimento de pesquisas que beneficiarão áreas relacionadas à medicina preventiva e diagnóstico precoce e sensores que identificam a quantidade de nutrientes no solo, entre outras.

A Université Laval também possui uma Uimp na área de pesquisas sobre a Antártica, fruto de uma parceria com o governo francês.

Mais informações: www.unesp.br/portal#!/noticia/11398
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.