Das 45 melhores teses de doutorado, 19 são de autoria de pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa em São Paulo, a maior parte bolsista da FAPESP (foto:FAPESP)

Prêmio Capes de Tese 2011 anuncia vencedores
13 de junho de 2012

Das 45 melhores teses de doutorado, 19 são de autoria de pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa em São Paulo, a maior parte bolsista da FAPESP

Prêmio Capes de Tese 2011 anuncia vencedores

Das 45 melhores teses de doutorado, 19 são de autoria de pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa em São Paulo, a maior parte bolsista da FAPESP

13 de junho de 2012

Das 45 melhores teses de doutorado, 19 são de autoria de pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa em São Paulo, a maior parte bolsista da FAPESP (foto:FAPESP)

 

Por Elton Alisson

Agência FAPESP – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 6 de junho os ganhadores do Prêmio Capes de Tese Edição 2011.

Foram selecionadas as 45 melhores teses de doutorado, defendidas em 2010, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição. Do total de teses de doutorado premiadas, 19 são de autoria de pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo, e 10 foram realizadas com Bolsa da FAPESP.

Nas áreas de Astronomia e Física o ganhador foi Maureen Joel Lagos Paredes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com um trabalho apoiado pela FAPESP

Em Ciência e Tecnologia de Alimentos a vencedora foi a bolsista Carolina Merheb Dini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São José do Rio Preto, que atualmente faz pós-doutorado.

Sarita Cândida Rabelo, da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, ganhou na categoria Engenharia. Taís Gratieri, da USP em Ribeirão Preto, foi a vencedora em Farmácia.

Na área de Ciências Agrárias a ganhadora foi Maria Marta Pastina, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, com um projeto no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). Pastina atualmente faz pós-doutorado.

Em Geociências o vencedor foi Gelvam André Hartmann, da USP. Além do Prêmio Capes de Tese de 2011, o pesquisador ganhou o Prêmio Tese Destaque USP 2011 por sua pesquisa de doutorado.

Lutiane Queiroz de Almeida, da Unesp em Rio Claro, ganhou em Geografia. Almeida também ganhou o Prêmio de Melhor Tese de 2010 da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (Anpege) por seu trabalho de doutorado.

Em Ciência e Tecnologia de Materiais, o vencedor foi Gustavo Henrique Denzin Tonoli, da USP em São Carlos, por seu doutorado também com Bolsa da FAPESP.

Eduardo Rochete Ropelle, da Unicamp, foi o ganhador em Medicina. Além do doutorado, Ropelle fez pós-doutorado e atualmente realiza um projeto de pesquisa no âmbito do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Em Medicina Veterinária o vencedor foi José Paes de Oliveira Filho, da Unesp em Botucatu, com um trabalho no qual descreveu a proteína que regula o metabolismo do ferro em cavalos.

Em Sociologia, o vencedor foi Dmitri Cerboncini Fernandes, da USP.

Outros vencedores do Prêmio Capes de Tese Edição 2011, que realizam atualmente projetos de pesquisa com apoio da FAPESP, são Lucas Augusto Kaminski e Jacques Fux, da Unicamp, e Bruno Gualano e Ludmila Abrahão Hajjar, ambos da USP.

Premiação

A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação será realizada em 11 de julho, no edifício-sede da Capes, em Brasília (DF).

Na ocasião da premiação, será divulgado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2011, que seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas. Cada um dos grupos homenageia um renomado cientista brasileiro que tenha desenvolvido trabalhos importantes em uma dessas áreas.

Nesta edição do prêmio serão homenageados: Emílio Marcondes Ribas (1862-1925), para a grande área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Otto Richard Gottlieb (1920-2011), para a grande área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), para a grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

Também serão concedidas menções honrosas a outras 73 teses de doutorado defendidas em 2010, das quais 43 são de autoria de pesquisadores vinculados a universidade e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e 22 foram realizadas com Bolsa da FAPESP.

Os autores das teses vencedoras do prêmio serão agraciados com uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral com duração de até três anos em uma instituição de pesquisa do país, que pode ser convertida em um ano de estágio pós-doutoral em uma instituição no exterior de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

O prêmio foi instituído em 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

A relação dos autores premiados pode ser acessada em www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_084-2012_DivulgacaoPremioCapesMH-2011.pdf .

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.