Oportunidade no Núcleo de Terapia Celular e Molecular no IQ-USP está vinculada ao Projeto Temático "Endometriose: bases moleculares da resposta imunológica" (JLUG)

Pós-doutorado em imunologia com Bolsa da FAPESP
03 de abril de 2012

Oportunidade no Núcleo de Terapia Celular e Molecular no IQ-USP está vinculada ao Projeto Temático "Endometriose: bases moleculares da resposta imunológica"

Pós-doutorado em imunologia com Bolsa da FAPESP

Oportunidade no Núcleo de Terapia Celular e Molecular no IQ-USP está vinculada ao Projeto Temático "Endometriose: bases moleculares da resposta imunológica"

03 de abril de 2012

Oportunidade no Núcleo de Terapia Celular e Molecular no IQ-USP está vinculada ao Projeto Temático "Endometriose: bases moleculares da resposta imunológica" (JLUG)

 

Agência FAPESP – O Núcleo de Terapia Celular e Molecular (Nucel) do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela professora Mari Cleide Sogayar, oferece Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático "Endometriose: bases moleculares da resposta imunológica", coordenado pelo professor Mauricio Simões Abrão, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

O candidato desenvolverá o subprojeto “Papel do gene supressor de tumor RECK, e suas isoformas, e de MMPS/TIMPS na endometriose e análise do perfil de expressão de microRNAs regulatórios na endometriose”.

O projeto visa:

1) Analisar os níveis da expressão de MMPs e TIMPs em tecido endometriótico e endométrio de mulheres com endometriose e comparar com os níveis de expressão em endométrio de mulheres livres da doença. MMPs 1, 2, 3, 7, 9, 10, 11 e TIMPs 1, 2, 3.
2) Analisar os níveis da expressão de RECK e suas isoformas em tecido endometriótico e endométrio de mulheres com endometriose e comparar com os níveis de expressão em endométrio de mulheres livres da doença. RECK B, D e I.
3) Analisar o perfil de expressão de microRNAs regulatórios em tecido endometriótico e endométrio de mulheres com endometriose e comparar a expressão diferencial usando como referência endométrio de mulheres livres da doença.
4) Analisar o perfil de expressão de miR-21 nos diferentes tipos e graus de endometriose e correlacionar com os dados de expressão das diferentes isoformas de RECK.
5) Analisar o perfil de expressão de microRNAs regulatórios em tecido endometriótico e endométrio de mulheres com endometriose e comparar a expressão diferencial usando como referência endométrio de mulheres livres da doença para elucidar o mecanismo pelo qual esses novos reguladores interferem no ajuste da expressão do produto do gene RECK, as MMPs e os TIMPs.
6) Selecionar alvos a partir dos perfis de miRNA determinados nos tecidos descritos para interferência utilizando silenciamento ou superexpressão de miRNA, com o uso de oncomirs ou antagomirs, em uma linhagem de células cancerosas endometriais humana para análise da função destes reguladores na endometriose.

Os interessados devem enviar currículo, carta de interesse (experiência profissional, motivações e objetivos para a carreira) e duas cartas de recomendação, para o professor Mauricio Simões Abrão (msabrao@mac.com).

Os documentos necessários para a seleção serão recebidos até o dia 27 de abril de 2012.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.578,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.