O professor Shozo Motoyama, da USP, recebe o prêmio de João Carlos Gonçalves Bibbo, vice-presidente do Seesp (divulgação)

Sindicato dos Engenheiros concede prêmio Personalidade de Tecnologia 2011
05 de janeiro de 2012

Vanderlei Bagnato, Shozo Motoyama, Antonio Mauro Saraiva, Lucas Antonio Moscato, Luiz de Queiroz Orsini e Aloizio Mercadante são os premiados

Sindicato dos Engenheiros concede prêmio Personalidade de Tecnologia 2011

Vanderlei Bagnato, Shozo Motoyama, Antonio Mauro Saraiva, Lucas Antonio Moscato, Luiz de Queiroz Orsini e Aloizio Mercadante são os premiados

05 de janeiro de 2012

O professor Shozo Motoyama, da USP, recebe o prêmio de João Carlos Gonçalves Bibbo, vice-presidente do Seesp (divulgação)

 

Por Elton Alisson

Agência FAPESP – O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) realizou a entrega do prêmio Personalidade de Tecnologia 2011. Em sua 25ª edição, o prêmio é concedido anualmente em homenagem ao Dia do Engenheiro – celebrado em 11 de dezembro – a profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação.

Foram agraciados este ano seis profissionais nas categorias Educação, Inovação, Agricultura, História da Engenharia, Informática e Valorização Profissional.

Na categoria Educação, o homenageado foi Luiz de Queiroz Orsini. Professor emérito na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) e pró-reitor de graduação da mesma universidade de 1988 a 1990, Orsini teve uma atuação fundamental para a modernização do ensino da engenharia elétrica no Brasil.

Por meio do Programa Infraestrutura – FAP-Livros, a FAPESP apoiou a criação e a atualização do acervo bibliográfico da biblioteca de engenharia elétrica que leva o nome de Orsini, instalada na Poli.

Na categoria Inovação, o homenageado foi Vanderlei Salvador Bagnato. Professor do Instituto de Física de São Carlos (UFSC) da USP, foi responsável pela implantação do primeiro laboratório de átomos frios no Brasil. O pesquisador coordena o Centro de Óptica e Fotônica (Cepof) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – e o Instituto Nacional de Óptica e Fotônica , que tem apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Shozo Motoyama, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi o homenageado na categoria História da Engenharia. Presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiro e membro titular da Academia Paulista de História, Motoyama é autor de 31 obras, algumas das quais na área de engenharia.

“Eu me senti muito honrado por ter sido escolhido para receber esse prêmio, concedido pela primeira vez à área da história da engenharia, pelo significado que ele tem ao mostrar que os engenheiros estão se inserindo na história e que estão vendo a importância de se registrar o passado para construir o futuro”, disse à Agência FAPESP.

Atualmente, Motoyama está escrevendo um livro sobre os 50 anos da FAPESP, que serão completados em 2012.

Baseado em pesquisas documentais, orais e de imagens, o livro será dividido em dois volumes. O primeiro, que deverá ser publicado em maio de 2012, abordará os últimos 25 anos da FAPESP e complementará outro livro organizado por Motoyama que aborda os primeiros 25 anos da FAPESP – FAPESP, uma história de política científica e tecnológica lançado em 1999.

Já o segundo volume do livro sobre a FAPESP que o pesquisador está editando e que deverá ser publicado em setembro de 2012 reunirá depoimentos de 50 pessoas relacionadas à Fundação.

“Será um livro de memórias, reunindo depoimentos históricos de pessoas que conhecem muito bem a FAPESP e que acompanharam as mudanças pelas quais passou ao longo de sua história”, explicou Motoyama.

Lucas Antonio Moscato, professor da Poli-USP, foi premiado na categoria Informática e Aloizio Mercadante Oliva, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, na categoria Valorização Profissional.

Antonio Mauro Saraiva, também professor da Poli-USP, foi o ganhador na categoria Agricultura. Saraiva criou o laboratório de automação agrícola na Poli e é assessor técnico da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e do Ministério do Meio Ambiente.

Saraiva foi um dos pesquisadores principais do Projeto Temático Biodiversidade e uso sustentável de polinizadores, com ênfase em abelhas Meliponini, realizado com apoio da FAPESP.

Mais informações: www.seesp.org.br

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.