Projeto Temático no Inpe tem vaga de pós-doutoramento para quantificar incertezas das projeções de mudanças climáticas em várias regiões do Brasil (Inpe)

PD em pesquisa climática com Bolsa da FAPESP
28 de novembro de 2011

Projeto Temático no Inpe tem vaga de pós-doutoramento para quantificar incertezas das projeções de mudanças climáticas em várias regiões do Brasil

PD em pesquisa climática com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático no Inpe tem vaga de pós-doutoramento para quantificar incertezas das projeções de mudanças climáticas em várias regiões do Brasil

28 de novembro de 2011

Projeto Temático no Inpe tem vaga de pós-doutoramento para quantificar incertezas das projeções de mudanças climáticas em várias regiões do Brasil (Inpe)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Estudo dos impactos e vulnerabilidade de mudanças climáticas no Brasil e estratégias para opções de adaptação” oferece uma oportunidade de pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com Bolsa da FAPESP.

A vaga, por um período de dois anos, é para o desenvolvimento do subprojeto “Uncertainty analyses of global and regional climate change projections for means and extremes”.

O objetivo principal do subprojeto é quantificar as incertezas das projeções de mudanças climáticas em várias regiões do Brasil e em especial para o Estado de São Paulo. As incertezas deverão ser analisadas com relação às médias e também aos extremos. A principal variável a ser analisada é a precipitação e temperatura, mas campos atmosféricos deverão ser também avaliados.

O plano de atividades do bolsista consiste na implementação de técnicas de análise de incertezas em resultados de simulações climáticas em modelos globais e regionais.

Uma dessas técnicas que tem sido utilizada em mudanças climáticas estabelece uma função de transferência de características observadas no clima de uma série histórica (simulação do clima presente) para as projeções do clima futuro.

As atividades também incluem comparações das simulações do modelo regional Eta e do modelo Hadley e ECHAM com observações e análises de dispersão. Relatórios científicos e elaboração de artigos fazem parte das atividades do plano do bolsista.

Os candidatos devem ter título de doutor em uma das seguintes áreas: meteorologia, física ou estatística. Devem ter interesse no tema de mudanças climáticas, proficiência em leituras de texto em inglês, programação computacional, manipulação de dados, elaboração de gráficos, mapas e tabelas.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até o dia 15 dezembro de 2011: curriculum vitae, histórico escolar do doutorado, carta indicando a razão do interesse pela bolsa, 2 cartas de recomendação para Iracema F.A. Cavalcanti (iracema@cptec.inpe.br).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.