Unesp terá Núcleo de Estudos Avançados do Mar | AGÊNCIA FAPESP

Centro em São Vicente (SP) busca dar subsídios técnicos à exploração de fontes de energia, como o petróleo localizado na região do pré-sal (foto: divulgação)

Unesp terá Núcleo de Estudos Avançados do Mar

15 de setembro de 2009

Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) terá um Núcleo de Estudos Avançados do Mar, que visa à formação de profissionais, sobretudo aqueles voltados à área de petróleo.

A iniciativa busca dar subsídios técnicos à exploração de fontes de energia, como o petróleo localizado na região do pré-sal, sem perder o foco da conservação ambiental. A reserva do pré-sal se localiza próxima às bacias de Santos e de Campos, com uma área total de 149 mil quilômetros quadrados.

Segundo a Unesp, o centro, que será instalado no campus do litoral paulista da universidade, em São Vicente (SP), reunirá 117 pesquisadores de diversas unidades da instituição e será voltado para o desenvolvimento de estudos nas áreas de geologia, oceanografia, recursos naturais, recursos pesqueiros e meio ambiente.

O núcleo terá um conjunto de laboratórios que serão utilizados na forma de multiusuários e equipamentos de grande e médio porte. O projeto está orçado em cerca de R$ 30 milhões e ainda não tem data de inauguração.

Em um primeiro momento, o objetivo é criar cursos de pós-graduação para a formação de recursos humanos qualificados nas atividades de pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, além de processos e serviços relacionados ao mar.

O caráter multidisciplinar do centro deverá possibilitar ainda a criação de novos produtos a partir da biodiversidade, como também o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o crescimento econômico da região.

De acordo com a proposta inicial do núcleo, a ideia é avançar no conhecimento dos processos físicos, químicos e biológicos sobre o mar e a plataforma continental, incluindo suas interações com sistemas terrestres, hidrológicos e atmosféricos, além de propiciar sua exploração de forma sustentável como fontes de alimentos, energia e novos materiais.

Mais informações: www.unesp.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados